10 dicas de Contadores para novos Empreendedores

0

Quem se envereda pelo mundo do empreendedorismo já sabe (ou deveria saber) que ao longo de sua trajetória enfrentará uma sequência de desafios: quando o dinheiro está curto, é aprovada uma lei criando um novo imposto; se está tudo bem, surge uma crise financeira e as pessoas param de consumir… Na prática, todo empresário, independentemente de estar no ramo há um, cinco, ou trinta anos gasta muito tempo apagando incêndios. É… Engana-se quem pensa que a vida de empreendedor é fácil!

Foi pensando nisso que o Clube do Contador Certisign listou as principais dicas que todo Contador deve dar aos empreendedores, principalmente àqueles que iniciaram suas atividades recentemente.

Veja os dez principais conselhos de Contador para Empreendedor:

Gestão financeira:

É o conjunto de ações administrativas que envolvem a análise, o planejamento e o controle das atividades econômicas da empresa. Na prática, o propósito da gestão financeira é aumentar o valor do lucro, e, por sua vez, do patrimônio. Para fazer uma correta administração financeira, é fundamental verificar a atual situação da empresa – saldo de caixa; valor dos estoques dos produtos; valor das contas a pagar e a receber; volume das despesas financeiras; registros das fontes de financiamento; demonstrativo de resultados mensal para conhecer lucros e prejuízos; entre outros.

Gestão de pessoas:

As pessoas são os maiores ativos que uma empresa pode ter, portanto é fundamental que um empreendedor se preocupe com seus colaboradores e ofereça a ele o melhor em infraestrutura. Uma empresa é feita exclusivamente por pessoas e todo o seu sucesso ou fracasso depende delas.

Tributos:

Para almejar o sucesso uma empresa, independentemente do porte ou segmento, é necessário estar em dia com os impostos, taxas e contribuições. Outra dica é fazer anualmente, com a ajuda do Contador, um planejamento tributário – um conjunto de medidas para que a empresa pague menos tributos, dentro da legalidade.

Banner-clube-do-contador

Inovar:

Como diria o famoso professor e consultor administrativo Peter Drucker (1909 – 2005), considerado o pai da administração moderna, “um executivo que não sabe gerenciar a inovação é incompetente e inadequado para a sua função” e “inovação é atribuir novas capacidades aos recursos (pessoas e processos) existentes na empresa para gerar riqueza”. Não é preciso dizer mais nada, né?

Diminuir custos em tempos de crise:

aprender a lidar com seus gastos e controlar as finanças, economizando e evitando o desperdício é palavra-chave, ainda mais nos momentos de crise. Quer comprar uma cafeteira nova ou fazer uma festa de fim de ano da empresa em um restaurante chiquérrimo? Deixe tudo para depois, é importante gastar só com aquilo que já está planejado no orçamento, principalmente em épocas conturbadas.

Saber priorizar:

É perguntar para sim mesmo o que é necessário e o que é supérfluo na hora de comprar.

Saber qual é a melhor forma de usar o dinheiro:

Ainda que o pagamento do IPVA dos carros da empresa e do IPTU do imóvel tenha descontos quando pagos à vista, ficar “zerado” é muito arriscado.

Contratar uma consultoria:

Buscar orientações de pessoas com experiência é sempre muito válido!

Estudar:

Quanto mais você estuda, mais terá noções de empreendedorismo, de estratégias, de inovação, vendas e marketing. Além disso, é fundamental participar de palestras, fóruns, seminários e workshops.

Ter humildade:

Como diria Confúcio (551 a.C – 479 a.C), “a humildade é a única base sólida de todas as virtudes”. Segundo o filósofo, tal atributo é a espinha dorsal do caráter de um homem porque todas as outras qualidades, como ética, respeito ao próximo, modéstia, simpatia e simplicidade dependem dela. Diferentemente do que muitos pensam, ser humilde não é ser submisso nem apático. Ser humilde é saber e demonstrar que todas as pessoas, sem exceção, estão no mesmo nível: todos somos iguais!

E, por fim, possuir um Certificado Digital da Certisign, lembrando que com essa tecnologia, os Contadores e empreendedores têm a oportunidade de expandir suas fronteiras, atender seus clientes dentro e fora da cidade, do Estado e do País, já que os processos digitais substituem o papel e, consequentemente, a necessidade de contato presencial. Está é a chave do sucesso de qualquer empresa!

Você também pode gostar de: Da base ao topo: a relação entre empreendedor e Contador deve ser de crescimento mútuo

Box: Se o seu cliente ainda não tem um Certificado Digital, indique esse produto no Clube do Contador Certisign, além da comissão por indicação, o programa de relacionamento do Clube do Contador Certisign oferece prêmios todos os meses. Cadastre-se já.

Compartilhe

Deixe seu comentário