10 dicas para descobrir se um site é confiável

0

A internet é uma verdadeira selva tecnológica que pode esconder perigos entre suas conexões. Basta um passo em falso para colocar a sua segurança em risco… E lá se vão informações pessoais, fotos, dados bancários e tudo o que estiver armazenado no seu computador.

Mas como se proteger e evitar essas situações? Confira aqui dicas simples para você ficar mais atento e aproveitar com segurança a rica experiência que a web pode proporcionar.

1. Verifique a extensão do site

Essa dica é primordial. Se você está acessando o site do seu banco, por exemplo, e o endereço é estranho (o mais correto seria www.nomedobanco.com.br), então há boas chances de ser um site fraudulento. Outro detalhe que pode ajudar é verificar se um site tem a extensão .gov (de governos), .edu (instituições educacionais), ou até .mil (militar). Esses tipos de extensões precisam de permissão para serem usadas. Os sites dessas extensões são analisados antes de serem publicados na web, o que garante segurança.

2. Pesquise o nome do site

Primeiro procure apenas pelo nome do site em buscadores como o Google, e depois faça uma busca pelo nome da URL inteira (exceto o prefixo “http://”). Os resultados de ambas as pesquisas podem dar a você uma pista sobre o que outras pessoas falaram sobre o site.

Continue lendo
Compartilhe

Deixe seu comentário