20 anos de Certificação Digital no Brasil

0

Neste mês, julho, a tecnologia da Certificação Digital comemora 20 anos. Duas décadas de transformação na comunicação com o governo e na maneira de assinar, enviar e arquivar arquivos eletrônicos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quem diria, há 20 anos, que os livros contábeis seriam transformados em arquivos eletrônicos? Que a declaração do Imposto de Renda poderia ser pré-preenchida pela Receita Federal do Brasil com apenas alguns cliques? Que a caneta poderia ser substituída por um Certificado Digital na assinatura de um contrato? Nós, da Certisign, diríamos. Há 20 anos desenvolvemos a tecnologia no Brasil e durante todo esse tempo trabalhamos para que a Certificação Digital evoluísse e viabilizasse uma nova era, de fato,100% digital.Está dando certo.Hoje, graças à Certificação Digital, as obrigações fiscais são enviadas pela internet. Documentos podem ser assinados digitalmente com validade jurídica no meio eletrônico. Empresas, de todos os segmentos, podem migrar processos físicos para o digital. Tudo isso com segurança e a garantia da integridade de tudo o que for realizado por meio do Certificado. Todo começo não é fácil. Mas com muito trabalho, e um bocado de sorte, acompanhei de perto, em 2001, a criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Foi um grande marco que adicionou credibilidade à Certificação Digital. Acompanhei e, ainda, acompanho, cada vez mais as pessoas tomarem ciência dos benefícios da tecnologia para suas vidas e de suas empresas, porque a Certificação Digital garante a autenticidade, melhora processos, promove sustentabilidade, reduz custos… Observe que são benefícios que impactam a vida social e a profissional.

De fato, o nível de consciência das pessoas sobre as vantagens da tecnologia está aumentando, mas ainda estamos no começo. Diria que a Certificação Digital está entrando na fase adulta – os 20 anos – e que ainda temos muito o que fazer, como continuar desenvolvendo novas maneiras de armazenar e usar o Certificado Digital para ampliar os benefícios. Ou, ainda, transmitir conhecimento e explicar as incontáveis vantagens da tecnologia. E que assim seja. Por quantas vezes precisar, explicarei com alegria que o Certificado Digital é a identidade na rede de um indivíduo pessoa física ou que representa uma empresa.

Reforçarei que a validade jurídica das transações realizadas por meio da tecnologia está prevista na Medida Provisória 2.200-2/2001. Explicarei que qualquer arquivo eletrônico pode ser assinado com o Certificado Digital e que isso tem impacto positivo na vida de quem assina, de quem recebe o arquivo e do meio ambiente. Por quê? Porque assinar digitalmente é rápido, é cômodo e é feito no ambiente eletrônico: sem papel, sem autenticação e sem transporte físico. Que venham os próximos 20 anos de benefícios da Certificação Digital.

Veja o vídeo abaixo sobre a sua identidade digital e depois compartilhe em modo público nas redes sociais uma tecnologia que você utilizava #20anosatras. Utilize a nossa hashtag

*Julio Cosentino é vice-presidente da Certisign, empresa líder em Certificação Digital no Brasil e na América Latina e especialista em Identidade Digital que completa 20 anos em 2016.

Mesmo que tudo mude, você vai continuar sendo único. Se você ainda não possui o seu Certificado Digital Clique aqui e seja uma pessoa segura. Já possui Certificado Digital? Use hoje mesmo o Clube de Vantagens Certisign: descontos que já compensam o investimento.

Compartilhe

Deixe seu comentário