2018 já começou! Conheça novas formas de planejar o seu negócio

0

Se você leva a sério a máxima de que o ano só começa depois do carnaval, sem problemas. Afinal de contas, boa parte do Brasil também pensa assim, logo, um pouco de diversão nos primeiros meses de 2018 não faz mal a ninguém, certo?

Mas, agora que as festas passaram, é hora de começar a trabalhar de verdade. E um bom planejamento é essencial, seja você um empreendedor ou um funcionário de outras empresas. Logo, apresentamos aqui cinco ferramentas que podem ajudá-lo a se organizar e, claro, aumentar a sua produtividade. Confira!

5 ferramentas que podem ajudá-lo a se organizar e, claro, aumentar a sua produtividade

Google Agenda

Por mais prosaico que possa parecer, ter uma agenda com uma série de recursos, que fique armazenada na nuvem e que possa ser acessada de qualquer dispositivo, a qualquer hora, é essencial. E o Google Agenda oferece todos esses requisitos.

A ferramenta conta com agendas compartilháveis que se integram perfeitamente ao Gmail, Google Drive, Contatos, Google Sites e Hangouts, para que você sempre saiba o que precisa ser feito. Além disso, claro, as agendas podem ser compartilhadas por toda a sua equipe, permitindo visualização e edição das mesmas.

Entre os recursos do Agenda, você pode programar eventos rapidamente verificando a disponibilidade de colegas de trabalho ou sobrepondo agendas em uma única visualização, além de compartilhá-las para que as pessoas vejam todos os detalhes do evento ou apenas sua disponibilidade.

É possível ainda criar uma agenda de grupo, migrar e sincronizar vários tipos de agendas, incluindo as de ambientes Lotus Notes e Microsoft, programar lembretes de eventos, entre outras ações. Acesse o site oficial do Google Agenda para conhecer todas as suas funcionalidades.

Business Model Canvas

Se você não sabe exatamente como será o seu negócio, quais serão as principais partes e como a empresa funcionará, ou ainda, precisa explicar para um investidor todos esses detalhes, o Canvas é uma forma visual e simplificada de apresentar o modelo de negócios da sua empresa.

Nele, você vai incluir informações sobre segmentos de clientes, proposta de valor, canais, relacionamento com o cliente, fontes de receitas, recursos, atividades e parcerias-chave, além de estrutura de custos.

O mais interessante da ferramenta é construir respostas integradas já que o que é escrito em um quadrante deve fazer sentido com todo o resto. Isso obriga o empreendedor a visualizar seu negócio de forma sistêmica e integrada. Por ser mais visual, permite que outras pessoas (especialistas, mentores, investidores) comentem as respostas dos empreendedores de forma mais abrangente.

5W2H

Após estruturar o seu empreendimento, é essencial criar o plano de ação e começar a colocar a mão na massa. E o 5W2H é a ferramenta perfeita para isso. Ela traz uma base de metodologia centrada nas respostas a sete perguntas essenciais:

  • O que deve ser feito? (What)
  • Por que deve ser implementado? (Why)
  • Quem é o responsável pela ação? (Who)
  • Onde deve ser executado? (Where)
  • Quando deve ser implementado? (When)
  • Como deve ser conduzido? (How)
  • Quanto vai custar a implementação? (How much)

Matriz de gestão de tempo

Não se engane. Quando você começa a empreender, um dos seus grandes desejos é que o dia tenha 48 horas, tamanho o número de coisas a fazer e resolver. E administrar o que é ou não prioridade pode se tornar um problema, principalmente na velocidade de um negócio que cresce. Isso porque a rotina suga as energias do empreendedor para o que é imediato e operacional, deixando de lado o tempo que ele deveria dedicar às decisões estratégicas.

No entanto, com essa ferramenta de matriz de gestão de tempo, você consegue preencher quatro quadrantes de gerenciamento do que precisa ser feito, incluindo tudo o que é “Não importante e urgente”, “Importante e urgente”, “Importante e não urgente” e “Não importante e não urgente”. Para cada quadrante, existe uma ação a ser tomada, desde “faça imediatamente”, até “elimine da sua lista”. Simples não?

Certificado Digital Certisign

Não adianta ter as ferramentas acima para se planejar e definir com clareza o que precisa ser feito, se você não conta com as outras para imprimir agilidade nos processos, eliminar burocracias e ganhar tempo no que importa: colocar o seu negócio para rodar a toda velocidade. E o Certificado Digital da é o produto ideal para fazer isso. Com os Certificados Digitais, você elimina uma série de burocracias envolvendo cartórios, economiza em papel e ainda ganha em agilidade, já que pode gerenciar documentos como contratos e notas fiscais com mais rapidez, de forma totalmente segura.

Veja na prática como seria:

Esse conteúdo sobre empreendedorismo foi útil para você? Se quiser receber mais matérias relacionadas ao assunto, preencha nosso cadastro logo abaixo. É rápido e leva só dois minutos!


Fonte: Endeavor, SEBRAE

Compartilhe

Deixe seu comentário