20º CBC: novas tendências para o profissional da contabilidade

0

“Se o muçulmano tem de ir à Meca pelo menos uma vez na vida, o Contador tem de participar do CBC uma vez a cada quatro anos”. Frase dita pelo Contador Inaldo da Paixão Santos Araújo, presidente do Tribunal de Contas da Bahia, que escolhemos para representar mais uma vez a importância do que está acontecendo no 20ºCBC.

Um dos motivos desta importância é que nesse Congresso são semeadas tendências por instituições de extrema organização e pensamento de longo prazo que aproveitam o calor da força do encontro para fazer de suas falas verdadeiras profecias que direcionam os profissionais da Classe para os próximos anos.

No painel “Perspectivas da Profissão Contábil: Visão dos Organismos Internacionais” coordenado pelo presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, a perspectiva foi reforçada por ele mesmo, de forma bastante enfática: “Não nos preocupa os ataques que estamos sofrendo com nossa direção para a internacionalização de nossas normas. Não vamos ficar presos por um sentimento tupiniquim exacerbado que só olha para seu próprio umbigo”. Ou seja, aprender Inglês e acompanhar tendências pode ser uma boa dica para o Contador que quiser aproveitar essa oportunidade nos próximos 4 anos.
De olho nesta tendência, e por ser uma empresa 100% brasileira, a Certisign sempre esteve conectada com a expansão da tecnologia da Certificação Digital e, em 2016, anunciou projetos de expansão internacional e parcerias importantes como a firmada com a Microsoft.

Olivia Kirtley , presidente da International Federation of Accountants ( Ifac), valorizou o movimento que o Brasil já está realizando para a normatização internacional da Contabilidade e reforçou que é preciso que mais pessoas qualificadas se envolvam no assunto, porque ela acredita ser uma tendência para os próximos 4 anos.

Representante feminina na mesa, Olivia não perdeu a oportunidade de citar sua participação no último Encontro Nacional da Mulher Contabilista, destacando a destinação da Medalha João Lyra para uma mulher neste ano, Maria Clara Cavalcante Bugarim, enfatizando o caminho sem volta da inclusão de mais mulheres nos cargos decisórios das associações e entidades contábeis.

Mulheres Contabilistas, que herdaram a capacidade de associação que a classe profissional possui e foram tema da atividade da manhã no auditório principal, coordenada pela prestigiada jornalista Mônica Waldvogel. Mulheres na Contabilidade
Outra frase impactante do dia: “O que aconteceu no Brasil foi uma questão Contábil”. E a partir dela, o painelista de Governança no setor público, Inaldo da Paixão, despertou os Contadores para esse momento histórico que a classe profissional atravessa no Brasil e reforçou a relevância do tema do Congresso: Transparência.

Transparência no setor Contábil, que é uma das contribuições da novidade da Certisign para 2016: O Certificado Digital no celular. “Muitos Contadores ainda se arriscam ficando com o Certificado Digital do seu cliente em mãos. Acredito que com a possibilidade do Certificado Digital em uma mídia que permite total mobilidade para o cliente, a transparência nesse processo será mais garantida. Assim como as pessoas recebem um push no celular quando usam o cartão de crédito, o mesmo acontecerá com o uso do Certificado Digital”, reforço o diretor de Produtos e Tecnologia da Certisign, Maurício Balassiano. “Fiquei admirado de ouvir alguns Contadores expressarem com exaltação o que nossa solução com MobileID traz” reforçou Leonardo Gonçalves, diretor de Canais, que fez uma série de demonstrações do produto na feira. Saiba mais sobre o Mobile ID.

Outra área contábil ligada à transparência que será destaque nos próximo anos é a que está ligada ao seguinte lema lançado no painel: “O cidadão que é o dono do Estado”. E os Contadores precisam gerar informação para o cidadão exercer esse direito de controle social, melhorando e simplificando a apresentação do balanço de forma mais didática.

“Um dos objetivos de nossa página do Clube do Contador no Facebook é facilitar o acesso dos cidadãos a informações que só os Contadores têm credibilidade para compartilhar na networking do seu perfil na rede social. A rede social é um canal poderoso para questões de utilidade pública e esperamos contribuir ainda mais com nossos clientes para fazer valer a onda da transparência tão reforçada no Congresso”, reforça Murilo Trevisan, gerente de Google & Redes Sociais da Certisign.

Congresso que recebeu um elogio especial do painelista, Hans Hoogervrst, presidente da International Accounting Standards Board ( Iasb) “ Eu gostaria de parabenizar o Brasil pela magnífica organização das Olimpíadas. Se existia alguma dúvida sobre a capacidade de organização de eventos que vocês brasileiros possuem, estar presente nesse Congresso resolveu a questão. É impressionante a participação da classe Contábil”, disse.

20º CBC: novas tendências para o profissional da contabilidade

Imagem: Certisign

A novidade do MobileID e das vantagens financeiras do novo Clube do Contador Certisign, mantiveram o stand com filas e funcionários trabalhando em sua capacidade máxima. “Os responsáveis pela emissão do MobileID e cadastro no novo Clube do Contador Certisign não pararam um segundo. A transparência é tendência lançada no evento e um atributo de nosso produto” reforça Gustavo Klein, Gerente de Marketing.

Para não perder nenhuma novidade do Clube do Contador Certisign não basta apenas curtir a página. Siga as instruções aqui  para configurar sua conta do Facebook e ser um formador de opinião sobre transparência pública, impostos e outros assuntos de interesse dos seus clientes e potenciais clientes da sua rede social.

Contador, a Certisign te ouviu e acaba de lançar um programa com novas vantagens financeiras para você. Venha para o Clube do Contador ou ligue para (11) 3546 3800.

Compartilhe

Deixe seu comentário