25 de abril, Dia do Profissional da Contabilidade, vamos comemorar!

0

Não é para qualquer profissional ter dois dias no ano em sua homenagem, certo? Mas os profissionais da Contabilidade podem! Tanto é que no dia 25 de abril é comemorado nacionalmente o Dia do Contabilista (ou do Profissional da Contabilidade, conforme instruiu o Conselho Federal de Contabilidade – CFC em 2012). O Clube do Contador Certisign pesquisou na memória da classe contábil e vai explicar direitinho esta história.

Antes mesmo da existência de um curso de graduação em Ciências Contábeis, já existiam dois cursos técnicos: o de Contabilidade e o de Contador, mas nenhum com validade de ensino superior. Na época, os alunos que os cursavam estavam aptos a assinar balanços contábeis, fazer a auditoria das empresas ou mesmo a Contabilidade nossa de cada dia. As atividades profissionais de um técnico equivaliam às de um Contador nos dias atuais.

É importante salientar que a forma de se fazer Contabilidade hoje é muito diferente da que se praticava na época. Não apenas pelo avanço da tecnologia, mas por causa das mudanças nas regras que regem a profissão. Assim, em 1926, o senador Contador João Lyra Tavares, instituiu o Dia do Contabilista, que foi adotado tanto pelas lideranças da classe contábil à época quanto por diversos municípios.Banner-clube-do-contador

Quem nunca ouviu a famosa frase do seu discurso: “Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista brasileiro“? No entanto, o Dia do Contabilista foi oficialmente instituído apenas em 23 de maio de 1979, pela Lei Estadual nº 1.989.

Décadas passadas desse fato, mais precisamente em abril de 2012, o Conselho Federal de Contabilidade determinou que o Sistema CFC/CRCs passasse a substituir a denominação Contabilista, por Profissional da Contabilidade. Isso porque, em 2015 viria a ser suspensa a continuação dos registros profissionais dos técnicos em Contabilidade. Segundo o CFC, esta medida teve como finalidade incentivar a graduação em Ciências Contábeis.

É importante destacar que quem já possuía o registro antes desta mudança permanece com ele, podendo exercer suas atividades normalmente. Se bem que uma série de restrições já havia sido imposta a esta classe, uma vez que técnicos não podiam mais fazer auditoria nem assinar balanços contábeis. Estas funções tornaram-se prerrogativas apenas dos graduados em Ciências Contábeis.

Dia do Contador

Em 22 de setembro é celebrado o Dia do Contador. A data foi escolhida em alusão à criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, que passaria a formar os bacharéis em Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A criação do curso ocorreu por meio do Decreto-lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, assinado pelo então presidente da República Getúlio Vargas.

Já o Dia do Profissional da Contabilidade, abrange toda a categoria, que hoje é composta por mais de 530 mil profissionais atuantes em todo o País.

Então seja você técnico ou bacharel sinta-se homenageado neste dia, afinal a Contabilidade é essencial para o crescimento seguro do nosso País.

Contador, a Certisign te ouviu e acaba de lançar um programa com novas vantagens financeiras para você. Venha para o Clube do Contador Certisign ou ligue para (11) 3546 3800.

Compartilhe

Deixe seu comentário