25 de Janeiro Aniversário de São Paulo: cidade mais tecnológica do Brasil

0

Hoje 25 de janeiro a cidade de São Paulo completa 462 anos, em constante evolução ela continua mais tecnológica do que nunca. Desde que os padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega celebraram uma missa, no dia 25 de janeiro de 1554, no planalto de Piratininga, oficializando o nascer da cidade que, segundo eles, está plantada em “uma terra mui sadia, fresca e de boas águas”, visto que é banhada pelos rios Tamanduateí e Anhangabaú.

Hoje, com mais de 11 milhões de habitantes, a principal metrópole do Brasil tem como característica marcante a diversidade. Nela, em uma única viagem de metrô, é comum ouvir sotaques e gírias de várias regiões do País.

Conforme aprendemos na escola, São Paulo foi construída por imigrantes e migrantes, pessoas que vieram de outros estados e países em busca de uma vida melhor, principalmente pelas oportunidades de trabalho que a cidade oferecia. Com isso indivíduos de várias origens, das mais diversas colônia se instalassem aqui. É preciso ter isso em mente ao transitar pelas apinhadas ruas paulistanas, ao se deparar com diferentes hábitos e culturas.

Do bairro do Bexiga à Liberdade, essa miscigenação proporciona para quem vive em meio aos arranha-céus inúmeras possibilidades de programas culturais. Diferentes sabores, como encontrar restaurantes de comida árabe, japonesa e mineira na mesma rua, fazem parte da rotina. E o pastel de feira então… uma tentação, em especial se estiver acompanhado de caldo de cana.

Sempre pioneiro e inovador, servindo inclusive de exemplo para todo o País, o município de São Paulo, foi o primeiro a efetuar a assinatura de documentos digitalmente, em parceria com a Junta Comercial do Estado de São Paulo – Jucesp. A iniciativa teve como finalidade diminuir a burocracia e agilizar os negócios. Desde o ano passado, para abrir uma empresa em São Paulo, basta preencher alguns formulários, recolher as taxas devidas e subir o Contrato Social no Portal da Jucesp para o recolhimento das assinaturas com o auxlio do Certificado Digital.

Uma cidade de misturas, do arrasta-pé e do chimarrão. Essa é a São Paulo na qual convivem em plena harmonia pessoas de origens e costumes incomuns – “o avesso do avesso”, como cantou Caetano Gil. É a diversidade que faz da Pauliceia uma cidade enigmática, ímpar, rica em cores, cheiros, sabores, culturas e expressões. Aproveite este 25 de janeiro para desfrutar de tudo o que São Paulo oferecer. Boa diversão.

Você ainda não tem um Certificado Digital Certisign? Compre aqui  e tenha acesso ao Clube de Vantagens Certisign: descontos que já valem o investimento.

Compartilhe

Deixe seu comentário