29-10: Dia Nacional do Livro – Indicações para a área Contábil

0

Através do livro é que o nosso vocabulário fica mais amplo e nos tornamos pessoas reflexivas e dinâmicas, formando ideias, pensamentos e opiniões próprias. Ler significa crescimento moral, pessoal, profissional e espiritual.

Devido à sua importância, no Brasil, no próximo sábado, 29 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Livro!

Assim, com o intuito de auxiliar e estimular o saudável hábito da leitura, o Clube do Contador Certisign elencou algumas obras que poderão fazer toda a diferença no seu dia a dia:

Contabilidade Básica Fácil, por Osni Moura Ribeiro: escrito em linguagem didática e acessível, o livro é voltado para todos aqueles que estão iniciando seus estudos na Contabilidade. Ao mesmo tempo em que traz sólida iniciação teórica do assunto, apresenta diversas atividades práticas que levarão a uma maior compreensão do conteúdo. A maior dificuldade encontrada por parte dos alunos é a falta de sequência no ensino da Contabilidade. Nesta obra, a distribuição dos assuntos e o encadeamento dos diversos capítulos atendem a um enfoque teórico que possibilita captar com facilidade as várias etapas da contabilização, o que torna mais fácil a assimilação da matéria.

Contabilidade Tributária, por Edino Ribeiro Garcia: as empresas, por força de normas legais, convivem diariamente com a tributação sobre as suas vendas ao emitir documentos fiscais, sendo o mais comum, notas fiscais de produtos ou mercadorias ou de serviços. Neste sentido é preciso conceituar o que vem a ser faturamento e lucro para ter uma visão de qual tributo recai em cada um.

Contabilidade Fiscal e Tributária. Teoria e Prática, por Silvio Aparecido Crepaldi e Guilherme Simões Crepaldi: voltado para a preparação de disciplinas do curso de graduação e também para candidatos em provas de concursos públicos. A obra enfatiza a prática da Contabilidade, incluindo diversas rotinas reais analisadas e interpretadas pela ótica contábil.

Manual de Contabilidade Internacionais, por Gideon Carvalho de Benedicto, Joubert da Silva Jerônimo Leite, Clóvis Luís Padoveze: o objetivo deste manual é apresentar, na teoria e na prática, as práticas contábeis brasileiras e internacionais, especialmente as norte-americanas, relacionadas com a elaboração e apresentação de demonstrações contábeis e notas explicativas transparentes e de alta qualidade.

Contabilidade Societária, por José Luiz dos Santos e Paul Schmidt: este livro apresenta uma síntese dos principais temas relacionados à Contabilidade societária, tendo em vista a elaboração das demonstrações financeiras individuais e consolidadas das sociedades por ações. Para atingir tal objetivo, aborda questões controvertidas, como a retenção de reservas, a distribuição de dividendos, a avaliação de investimentos pelo método de equivalência patrimonial, a consolidação das demonstrações financeiras e as combinações de negócios e as normas do CPC, bem como a Lei nº 12.973/2014, que alteraram significativamente a legislação societária brasileira e a legislação tributária.

Podemos reler um livro anos depois que ele será útil e atual. Simplificando a teoria do professor de literatura Lev Vygotsky (1896-1934), a aprendizagem, por meio da leitura, é uma concepção de perspectiva, pois se funde com passado e presente a fim de construir o futuro.

Boa leitura!

 Contador, a Certisign te ouviu e acaba de lançar um programa com novas vantagens financeiras para você. Venha para o Clube do Contador Certisign ou ligue para (11) 3546 3800.

Compartilhe

Deixe seu comentário