3 curiosidades sobre a voz

0

Quando falamos de biometria da voz, muita gente lembra dos filmes de ação e espionagem, em que sistemas de segurança sofisticados exigem uma senha com uma voz específica. Ficção à parte, isso não deixa de ser um exemplo válido de aplicação da tecnologia de reconhecimento de voz. Mas, afinal, o que é a voz? Tecnicamente a voz pode ser considerada como o som, resultante da vibração das cordas vocais, provocada pela passagem do ar, através da laringe. A voz é a forma mais comum de comunicação e tem uma grande importância nas relações sociais e na vida profissional, por isso, é fundamental usá-las de forma correta.

3 Curiosidades sobre a voz:

Pesquisa por voz

O que você talvez não saiba é que essa tecnologia já é empregada em tarefas do nosso cotidiano. Ela está presente no atendimento eletrônico da sua operadora, quando pede para você anunciar sua solicitação em poucas palavras, por exemplo. Está também nos aplicativos que reconhecem músicas que estão sendo tocadas e encontram seu título e banda ou cantor que a executa. Mas, além disso, a voz também é um importante componente da sua identidade. É possível identificar uma pessoa não apenas pelo seu tom ou timbre, mas também pela maneira como fala. O sotaque é um exemplo disso.

Sotaque

O sotaque, por definição, é uma maneira particular de pronunciar fonemas ou grupo de palavras em um determinado idioma. O que, a princípio, parece ser apenas uma curiosidade, pode ser uma maneira bastante eficiente de determinar diversas características do interlocutor, como a região onde vive, grupo social, sexo, idade e até mesmo se é um estrangeiro.

O Brasil é um país extremamente rico em matéria de sotaques, não apenas por causa do tamanho, mas pelos diversos povos que o colonizaram. O português trouxe o principal sotaque daquela época, mas isso não impediu que houvesse influências holandesas, espanholas, alemãs, italianas, indígenas, africanas, entre outros.

banner primavera-1

As regiões do país são outros fatores importantes. A região sul recebeu muitos imigrantes alemães e italianos e, no Rio Grande do Sul, especificamente, houve influência dos países de fronteira que falavam o espanhol. São Paulo recebeu uma grande comunidade italiana, misturada a pessoas vindas das mais diversas regiões do país e do mundo. Já Pernambuco teve os holandeses, da época de Maurício de Nassau. Isso, para citar apenas alguns exemplos.

Tipos de vozes

Vozes são tão variadas quanto pessoas, mas elas podem ser classificadas em grupos relativamente amplos, divididos em masculinos e femininos:

Tipos de vozes Masculinas

  • Tenor: voz mais aguda e clara.
  • Barítono: voz intermediária entre Tenor e Baixo.
  • Baixo: voz mais grave e escura, com mais peso.

Tipos de vozes feminina

  • Soprano: voz mais aguda e clara.
  • Mezzo-Soprano: mezzo quer dizer meio e é a voz intermediária, entre soprano e contralto.
  • Contralto: voz mais grave e escura.

Já no ambiente digital, quando o assunto é assinar contratos e documentos, o Certificado Digital continua falando mais alto. Com ele, você resolve o que precisa com toda a segurança e validade jurídica.

Você também pode gosta de: Qual é a relação entre o tipo da sua assinatura com a sua personalidade

Não importa se é pessoa física ou jurídica, seja sempre você mesmo! Se você ainda não possui o seu Certificado Digital clique aqui e seja uma pessoa segura.

Compartilhe

Deixe seu comentário