5 indicações de livros que podem ensinar a difícil arte de sermos nós mesmos

0

A excessiva preocupação com que os outros pensam a nosso respeito, muitas vezes, faz com que nos esqueçamos de que as pessoas mais queridas gostam da gente do jeito que somos. Portanto, reforçar a nossa autoestima deve ser um exercício diário. E bons livros podem ajudar nessa prática.

Logo abaixo, você pode conferir algumas das melhores obras que nos encorajam a sermos nós mesmos e confiar em nosso potencial para os constantes desafios do dia a dia.

5 livros que podem ensinar a difícil arte de sermos nós mesmos

Atenção Plena – Como encontrar a paz em um mundo frenético

Em tempos tão estressantes, práticas que incentivem o leitor a expandir sua consciência e quebrar o ciclo de ansiedade, estresse, infelicidade e exaustão são sempre bem-vindos. E a técnica mais popular da atualidade leva o nome de Mindfulness ou, em bom português, atenção plena.

Este método incentiva seu praticante a estar aberto à experiência presente e observar seus pensamentos sem julgamentos, críticas ou elucubrações. Tomando consciência daquilo que sente, ele se torna capaz de identificar sentimentos nocivos e um fluxo de emoções negativas que nos deixam estressados, irritados e frustrados.

Para evitar isso, o livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que podem ser muito úteis para fazer com que o leitor se livre das pressões cotidianas, se torne mais compassivo consigo mesmo e a lide com as dificuldades de forma mais tranquila e ponderada. Tudo a apenas algumas respirações de distância.

Em busca de nós mesmos

Se existem três perguntas que quase todo ser humano se faz em algum momento da vida, essas são: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Esses questionamentos sobre nossa existência existem desde sempre, com as mais diferentes correntes de pensamento e respostas sobre o tema. De filósofos a pensadores. De religiosos à cientistas.

Para debater sobre um tema tão complexo, Clóvis de Barros Filho e Pedro Calabrez, autores de “Em busca de nós mesmos”, fazem uma prazerosa viagem pela história de evolução do pensamento e do conhecimento humano. Com um texto em tom informal, eles trazem respostas para as questões existenciais usando linhas de pensamento da Filosofia (Platão, Aristóteles, Spinoza, etc) e da Ciência (neurociências e psicologia).

Com tudo isso, o leitor é impelido a pensar mais sobre tais temas e, usando tais referências, chegar a suas próprias conclusões. E tudo de uma forma palatável.

Liberdade – A coragem de ser você mesmo

Professor de filosofia e mestre em meditação, o indiano Osho traz neste livro ideias que ajudam você a elucidar as crenças e atitudes que o impedem de descobrir seu verdadeiro eu. A obra conta com textos que unem bom humor e compaixão. Além disso, o pensador toca em questões que desafiam o leitor a confrontar o que ele menos gostaria de ver em si próprio. Um belo exemplo de como aperfeiçoar sua sabedoria interior e ficar mais confortável consigo mesmo.

Maturidade – A responsabilidade de ser você mesmo

Em tempos em que a preocupação estética e contra o envelhecimento atinge níveis preocupantes, este livro do pensador indiano Osho incentiva o leitor a aceitar de forma sábia que o envelhecimento é um processo natural e até mesmo, se conduzido da forma certa, prazeroso.

Na obra, o mestre espiritual se debruça sob os significados do amadurecimento (muito diferente de envelhecer, pura e simplesmente), lançando luz sobre os nossos relacionamentos, destino e sobre os prazeres que a maturidade nos dá. Os textos são escritos com bons toques de humor e compaixão, além de trazer o entendimento de como é fácil perder de vista o significado e o propósito mais profundo da vida. Com isso, ele incentiva o leitor a desabrochar sua natureza ímpar e sua maturidade, em uma celebração de alegria.

O guia para ser você mesma – estilo, a inspiração e beleza

Escrito pelas blogueiras Melina Souza e Lia Camargo, a obra foca no público feminino, com textos motivacionais que falam sobre bullying virtual, sororidade e regras de etiqueta das redes sociais. Para permear esses assuntos, o livro cita histórias de algumas mais influentes e inspiradoras mulheres da história, como Audrey Hepburn, Nise da Silveira, Jane Austen e Chimamanda Ngozi. Há ainda dicas no melhor estilo “Do it yourself”, receitas e decoração, além de lugarese listas interativas com filmes, séries, músicas e livros. Uma leitura leve e bastante atual.

E que tal ser você mesmo e ainda economizar com isso?

Todos esses livros podem ser encontrados no site da Livraria Cultura, onde o sócio do Clube de Vantagens Certisign tem desconto de até 15% na compra. Se você já faz parte, é só aproveitar para economizar. Se ainda não, clique aqui para saber como participar.

Você também pode gostar de: Passo a passo de como acessar o Clube de vantagens Certisign


Compartilhe

Deixe seu comentário