5 milhões de senhas do Gmail vazam na internet

0

De acordo com o site americano Daily Dot, esta semana foi vazada uma lista com 5 milhões de senhas do Gmail em um fórum russo de bitcoin.

Em esclarecimento, o Google negou qualquer falha ou brecha de segurança em seus serviços, e declarou que a maioria das senhas estavam ultrapassadas, porém, 2% das combinações estavam atualizadas. Nestes casos, o sistema anti-sequestro de contas bloqueou diversas tentativas de login e exigiu a redefinição de senhas.

O incidente, no entanto, pede atenção aos usuários quanto a geração de senhas mais seguras e constante atualização.

E por falar em senha roubada veja algumas dicas para você deixar a sua senha mais forte:

  1. Utilize uma senha longa;
  2. Mescle números e letras maiúsculas e minúsculas;
  3. Se possível adicione caracteres especiais;
  4. NÃO utilize informações pessoais para formulá-la, como data de aniversário, nome e sobrenome, nome de filhos e parentes;
  5. Caso tenha dificuldade em gravar a senha, utilize aplicativos gerenciadores.

Essas mesmas dicas se aplicam na criação da senha de acesso ao seu Certificado Digital, A3, que é armazenado na mídia criptográfica, Cartão ou Token. Caso você tenha a intenção de ser um titular de um Certificado, no momento de criar a senha, lembre-se dessas dicas.

Outra informação sobre senha e Certificado Digital é que ambos são intransferíveis e de uso exclusivo do titular e, por isso, não devem ser compartilhados. Um terceiro de posse de seu Certificado Digital e senhas pode realizar transações em seu nome com valor jurídico. Ah! e a senha de acesso ao Certificado Digital não pode ser recuperada, nem mesmo pela Autoridade Certificadora emissora do Certificado.

Você sabia que clientes Certisign têm muito mais benefícios? Conheça o Clube de Vantagens Certisign, uma vitrine de benefícios exclusivos aos clientes de Certificados Digitais ICP-Brasil. Se você já é cliente, desfrute. E se não é, torne-se um e aproveite!

Fonte: Daily Dot com informações Certisign

Compartilhe

Deixe seu comentário