6 séries imperdíveis para Advogados

0

Neste período de férias, sempre há tempo livre e uma missão clara a cumprir: colocar as séries em dia. Os momentos de lazer não impedem o(a) advogado(a) de aprender coisas novas ligadas ao Direito, porque sempre é possível aprender algo diferente assistindo seriados e filmes também. É possível tirar lições, desde as mais simples as mais complexas, dos seriados que abordam sobre a rotina dos Advogados dentro e fora do escritório, dos casos diferenciados que surgem a cada episodio, das atitudes que os profissionais decidem tomar no dia a dia, entre outros exemplos.

É preciso salientar que todas as séries citadas são americanas, então abordam a legislação local. Ainda é preciso considerar que, diferentemente do Brasil, cada estado americano possui autonomia para definir suas leis, desde que respeitando a Constituição do país. Então, nem tudo pode ser aplicado no Brasil, uma vez que as legislações são bem diferentes. Entretanto, a dinâmica de pensamento dos personagens é rica o bastante para se fazer várias maratonas. Veja abaixo as principais opções que selecionamos para você:

Séries essenciais para Advogados

Suits

Série recente, mas com grande sucesso entre o público, Suits conta a história de Mike Ross um jovem inteligente e sagaz que decide abandonar a faculdade. Em seu caminho surge Harvey Specter, um dos principais Advogados de Manhattan, que lhe dá um emprego em seu renomado escritório.

A obra mostra como os dois, mesmo com as diferenças de conhecimento e de gerações, conseguem aprender algo novo com cada caso que aceitam. A série já está na sexta temporada, com a sétima confirmada.

How To Get Away With a Murder

Uma série que chegou com a promessa de surpreender o público, How To Get Away With a Murder, que em português seria Como Defender um Assassino, mostra estudantes de direito pleiteando a oportunidade de aprender com uma das maiores criminalistas do país, Annelise Keating. Com o decorrer da trama, eles precisam também se livrar da culpa por terem cometido um assassinato.

A protagonista, interpretada por Viola Davis, recebeu diversos elogios da crítica. Além das ótimas atuações, a série, que já está em sua quarta temporada, mostra como é possível usar a lei em favor próprio, manipulando as brechas existentes na legislação.

Law and Order

Um clássico da TV Americana, a série Law and Order, ou Lei e Ordem, em português, foi exibida pela primeira vez em 1990 e até hoje é reprisada em canais da TV a cabo. Seu sucesso foi tanto que ela até ganhou até uma derivação da versão original: a Lei e Ordem Unidade de Vítimas Especiais (SVU), voltada a tratar casos de vítimas de abusos sexuais.
Basicamente, a série mostra todo o processo de descoberta/denúncia do crime, investigação, argumentação com a promotoria e julgamento. O interessante de ambas, tanto a Lei e Ordem quanto a SVU(Unidade de Vítimas Especiais), é que mostram tanto as questões legais quanto conflitos éticos e as consequências das escolhas de Advogados e policiais.

The Good Wife

Apesar de focar bastante na vida pessoal de Alicia, uma advogada que abriu mão da própria carreira por anos para ajudar a vida pública do seu marido Peter Florrick, um político americano que a traiu, causando um grande escândalo, a série mostra os desafios e percalços de quem acabou de ingressar, ou no caso, voltar, a trabalhar em um escritório de advocacia.

Ao retomar o trabalho na firma Stern, Lockhart & Gardner, comandada por Will Gardner, um antigo colega da universidade, Alicia terá que lidar tanto com a pressão da sua vida pessoal quanto da vida profissional, que tende a se misturar com a amorosa, quando sua relação com Will caminha para um romance.

Drop Dead Diva

Este seriado pode fugir um pouco do padrão esperado, ao contar a história de Deb Dobkins, uma aspirante a modelo que faleceu, mas voltou à vida no corpo de Jane, uma advogada séria, acima do peso e com fama de ser uma pessoa sisuda.

O interessante da obra, no tocante ao direito, é ver como um segundo ponto de vista pode ser benéfico para um processo que parece perdido, uma vez que Deb, agora no corpo de Jane, deverá trabalhar no escritório de advocacia e defender seus clientes, eventualmente acessando o conhecimento que a própria Jane tinha.

Better Call Saul

Quem assistiu Breaking Bad sabe que Saul é o advogado que ninguém quer ser. Ética não é o seu forte, mas a solução dos problemas é garantida. Tudo por um preço justo. A série mostra a vida de Saul antes do seu encontro com Walter White e Jesse Pinkman.

Neste spin-off, o protagonista ainda não adotou o nome que ficou conhecido com a série original, usando seu nome de batismo: James “Jimmy” McGill. O sucesso também não faz parte da sua trajetória na época retratada pela série, o início da sua carreira e ascensão profissional.

Conhece mais alguma série interessante? Indique nos comentários do Facebook e compartilhe esta matéria com seus colegas de profissão.

Você pode gostar de: Seu nome, seu valor


Compartilhe

Deixe seu comentário