70 anos da Contabilidade do Brasil, registram sete décadas de evolução

0

Apesar de a Contabilidade estar presente em todos os fatos econômicos do Brasil, desde o seu descobrimento, ela galgou relevantes posições de prestígio em 1808, com a chegada da família real ao País.

O motivo principal VI foi a abertura dos portos brasileiros pelo Rei D. João para as nações amigas, promovendo um grande desenvolvimento socioeconômico e cultural.

A Contabilidade brasileira, tem seu marco, com a promulgação do Decreto Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, assinado pelo então presidente da República Eurico Gaspar Dutra, o que permitiu a regulamentação da profissão com a criação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), autarquia sem fins lucrativos. Junto vieram 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC’s), além da definição das atribuições do Contador.

Hoje, passados 70 anos, a Contabilidade é uma das profissões mais reconhecidas e valorizadas do País, com 100% de empregabilidade, e que abriga mais de meio milhão de profissionais que se dedicam aos diversos campos de atuação da profissão, que vão desde empresários contábeis, autônomo, profissionais atuantes em grandes empresas e organizações contábeis, auditores internos e independentes, consultores tributários, controllers, peritos, acadêmicos, árbitros e outros.

Novas tecnologias surgem a cada dia, porque os órgãos arrecadadores estão totalmente informatizados e interligados, fechando por inteiro o cerco aos contribuintes. Essa revolução tecnológica teve início neste século, mais precisamente em 2007, com a implantação o Sistema Público de Escrituração Digital – Sped.

Com o avanço da informática, os profissionais contábeis hoje tem mais agilidade quando o assunto é cumprimento de exigências fiscais, já que contam com softwares, programas e o Certificado Digital, que permite a realização de diversas atividades cotidianas sem precisar sair de casa ou do escritório como antes. De forma simples, ágil e segura, o Certificado Digital veio para garantir validade jurídica e proteção a todas as transações eletrônicas entre pessoas, Contadores e empresas, garantindo identidade na rede, em qualquer lugar do mundo, com segurança.

O Contador é o profissional do momento… Inclusive, faltam talentos contábeis no Brasil. E, para se dar bem em um mercado tão sedento por eles, é preciso construir uma carreira além do conhecimento técnico. Idiomas, força de vontade e aprimoramento constante são os diferenciais de uma área que tem tudo para ser uma das mais promissoras em termos de carreira.

E, por falar, no futuro, qual será o porvir da Contabilidade? Como dizia Albert Einstein, não vale a pena pensar no futuro porque ele chega muito rápido. Mas um fato é certo: com tantas mudanças, o amanhã da profissão será um caminho novo e seus profissionais terão de se adaptar a um novo jeito de caminhar!

O Clube do Contador parabeniza os profissionais contábeis do Brasil por mais esta marca em sua trajetória de sucesso, lembrando: um bom trabalhador sabe reconhecer os percalços de um grande trabalho. O desenvolvimento de cada profissional não está no computador, no tablet ou no celular. Está na sua própria mente.

Use hoje mesmo o Clube de Vantagens Certisign: descontos de até 40% nas principais lojas virtuais.

Compartilhe

Deixe seu comentário