8 Dicas para comprar bem e com segurança na Black Friday

0

A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelos consumidores, para adquirir seus produtos com preços abaixo da média, mas é preciso tomar alguns cuidados para não cair em armadilhas ou até mesmo golpes.

Confira 8 dicas e veja como evitar dores de cabeça em suas compra:

1- Desconfie de preço abaixo da média

O primeiro ponto a chamar atenção dos consumidores é o preço, e é ele também que deve ligar o seu “alerta”. Apesar da data especial ser conhecida pela grande redução de preço, muito cuidado quando ele foge muito da média oferecida pelo mercado. Uma boa solução para isso é fazer uma pesquisa em sites comparadores de preço como Zoom, Buscapé e Google Shopping.

2- Suspeite de desconto excessivo para pagamento por boleto

Uma estratégia muito utilizada por sites fraudulentos, é oferecer um desconto muito grande para compra por boleto, já que pagamentos por boleto (ou depósito) não é possível de ser recuperado pelo comprador. Por via de regra o desconto oferecido por boleto deve girar na faixa de 10% sobre o valor via cartão. Compras no boleto, somente em sites que você já conhece, ou se o boleto for emitido por intermediadores que garantem a entrega da compra, como PAGSEGURO, MERCADOPAGO, entre outros

3 – Verifique se o site possui certificado Digital SSl

Ao realizar compras em uma loja virtual, será necessário informar dados pessoais como números de cartões, senhas, entre outros, e por essa razão, o uso do certificado digital é fundamental.
Para identificar se um site possui certificado, basta verificar ao lado da barra de endereço do navegador, se o mesmo possui um cadeado de segurança. O uso do cadeado garante que os dados digitados por você, só poderá ser visto por você e pelo lojista.

4 – Confira a reputação do site, no Reclameaqui

O site Reclame aqui possui a mais completa base de reclamações de empresas, no Brasil, sendo uma ótima fonte de referência para saber o histórico de uma empresa. Ao se interessar por um produto em uma loja que você ainda não conhece, efetue uma busca no Reclame Aqui e analise como foram as compras de outros consumidores.

5 – Fique atento se o produto está o Brasil

No impulso de comprar um produto por um preço especial, muitas vezes não nos atentamos que o produto pode não estar no Brasil, uma técnica de gestão conhecida como DropShipping.

Ao efetuar a compra através de Dropshipping, o produto adquirido será enviado de uma empresa do exterior, sujeita a taxação e que em média, levará de 2 a 3 meses para chegar em sua residência. Leia sempre com atenção as informações de entrega, para evitar surpresas inesperadas.

6 – Cuidado com as falsas promoções

Ao visualizarmos uma promoção nunca sabemos ao certo se o desconto informado é real, mas então, como saber se você está pagando bem ou não? Simples. O site Zoom mantém um histórico do preço de um produto nos últimos meses, permitindo que você saiba exatamente se está pagando menos ou mais do que o preço médio real.

7 – Procure por cupons de descontos

Sim, mesmo na Black Friday é possível encontrar cupons de desconto, e a forma mais simples para localizá-los é digitar CUPOM + NOME DA LOJA, no Google. Supondo que você queira comprar no site SUBMARINO, digite CUPOM SUBMARINO no Google. Navegue por estes sites e teste os cupons disponíveis. Com um pouquinho de sorte é possível comprar um produto em promoção, mais barato ainda.

8 – Efetue cadastros antecipados

Se você já possui alguma loja em vista, realize seu cadastro antecipado. Na Black Friday os produtos podem acabar muito rapidamente, e quanto mais rápido você finalizar o pedido, melhor para você

Esperamos que essas dicas possam lhe ajudar a efetuar uma compra segura e de qualidade durante a Black Friday. Boas compras!

Você também pode gostar de: Dicas de filmes sobre fraudes para o fim de semana

Compartilhe

Deixe seu comentário