80% dos usuários corporativos não sabem detectar golpes de phishing

0

O último Relatório Trimestral de Ameaças do McAfee Labs, que, entre outros pontos, testou a capacidade dos usuários empresariais em detectar golpes online, revela que 80% dos participantes têm dificuldades para identificar e-mails de phishing.

Phishing, traduzido do inglês para o português “Pescaria”, é um tipo de fraude eletrônica que utiliza, principalmente, e-mail, SMS e réplicas de sites, para “pescar” informações pessoais, como dados de Cartão de Crédito e Senhas, na web.

Geralmente, o ataque começa via e-mail por meio de mensagens com ofertas extremamente interessantes ou comunicados em nome de bancos. Ao clicar, o internauta é remetido a réplicas de sites. A boa notícia é que, de acordo com o Diretor de Tecnologia da Certisign, especialista em Segurança Digital, Mauricio Balassiano, não é difícil se proteger deste tipo de golpe.

Veja alguns cuidados:

1) Mesmo que a oferta/comunicado seja de uma empresa conhecida, ao acessar o site confira a URL. Use um site de busca e verifique se existe mais de um endereço.

2) Verifique se a página possui Selo de Segurança. Este é o único Selo que atesta que o site é confiável para transações e inserções de dados;

3) Se sim, clique sobre o Selo de Segurança, que geralmente fica fixado no rodapé da página do site e verifique se o Certificado Digital foi emitido para o mesmo endereço web da página em que você está;

4) Verifique se existe um cadeado fechado na barra do navegador;

5) Observe se existe a letra “S” no endereço do site, ou seja, HTTPS.

“Estes são os sinais dos sites protegidos pelo Certificado Digital SSL, que criptografa as informações em tráfego e atesta a legitimidade da empresa que oferece o serviço. Garantias necessárias e fundamentais para finalização de compras e inserção de dados pessoais na Internet”, explica Balassiano.

Sobre os Selos de Segurança, o especialista completa: “É preciso ter atenção. É importante clicar e verificar se por trás daquela imagem existe, de fato, um Certificado Digital válido emitido por uma Autoridade Certificadora reconhecida e confiável”.

A cada trimestre, mais de 400 pesquisadores multidisciplinares do McAfee Labs em 30 países acompanha toda a gama de ameaças em tempo real. Desde a publicação do Relatório de ameaças do trimestre passado, o McAfee Labs coletou mais de 250 mil URLs de phishing, resultando em um total de quase um milhão de novos sites no último ano.

Saiba mais sobre o Certificado SSL. Baixe o Guia Gratuito.

Compartilhe

Deixe seu comentário