9 de julho: uma data histórica para a sociedade paulista

0

O próximo dia 9 de julho, considerado feriado no Estado de São Paulo desde 1997, guarda lembranças de um importante episódio da história paulista, pois foi nesta data, no ano de 1932, que teve início o combate das tropas paulistas e federais conhecido como “Revolução Constitucionalista de 1932” ou, ainda, Guerra Paulista, o último grande conflito armado do País. Além de desejar um bom feriado, o Clube do Contador Certisign dá uma mãozinha para entender a importância desta data para São Paulo e para o País.

Considerada a maior data cívica do Estado paulista, a Revolução de 1932 teve forte adesão da sociedade civil, inclusive de importantes figuras da Contabilidade, como o contador Atílio Amatuzzi, patrono da Academia Paulista de Contabilidade (APC) e membro do grupo de estudos para a fundação da Universidade de São Paulo (USP).

Com a instituição do governo provisório de Getúlio Vargas, na Revolução de 1930, os Estados perderam sua autonomia política, garantida pela Constituição de 1891. O resultado foi uma intensa mobilização da sociedade paulistana.

Em 23 de maio daquele ano, o choque entre os civis e as tropas armadas resultou na morte de quatro jovens estudantes: Martins, Miragaia, Draúsio e Camargo. O ocorrido gerou uma grande revolta na população, seguida da luta armada entre as tropas paulistas e federais, sendo essa última compostas por outros Estados brasileiros.

O embate, que durou até outubro do mesmo ano, reivindicava a reabertura do Congresso Nacional e a promulgação de uma nova Constituição Federal. Apesar da derrota dos paulistas, em 1934, o País ganhou uma nova constituição.

“Sem que se perceba, a cidade carrega viva a memória do levante e da construção da sua identidade, em suas estradas e ruas com nomes dos Bandeirantes, Avenida 9 de julho e 23 de maio, além de monumentos como o Obelisco do Ibirapuera”, observa a historiadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Rosana Schwartz.

Para conhecer mais detalhes deste episódio histórico, é possível visitar a Exposição Virtual do Arquivo do Estado, que traz fotos, fatos curiosos e histórias, e pode ser acessado em: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_1932/exposicao.php

Faça você a sua história tornando seu escritório referência no quesito paperless. Crie, assine, transmita e armazene documentos no Portal de Assinaturas Certisign. Experimente gratuitamente.

Compartilhe

Deixe seu comentário