A declaração do IR antes e depois do Certificado Digital

0

A era digital promoveu grandes avanços na troca de informações. Além de modernizar e apresentar novas formas de se comunicar, como, por exemplo, pelas redes sociais e mensagens instantâneas via celular, a maneira de tramitar documentos também mudou e se tornou digital e com validade jurídica por meio do Certificado Digital. E isso já reflete positivamente na entrega do Imposto de Renda.

O diretor do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, Claudinei Tonon, explica que, antes, a declaração era feita em formulários coloridos pré-impressos pela Receita Federal do Brasil (RFB), sendo os últimos nas cores verde e azul, identificados como: verde – declaração simplificada e azul – declaração completa.

O grande problema era que o número de erros cometidos no preenchimento era muito maior, pois não havia um programa que alertasse o contribuinte quanto aos dados incorretos. “Essas dificuldades geravam muitos conflitos de informação, tornando o processo ainda mais trabalhoso”, contou.

Algum tempo depois, vieram os disquetes, que facilitaram o processo de correção e diminuíram o volume de documentos a serem entregues na Receita. No entanto, ainda se acumulava material nos arquivos do órgão.

A solução para esse dilema veio alguns anos depois. Com a internet, se tornou possível a entrega remota da declaração do IR, realizada da própria casa ou escritório do contribuinte ou Contador. O processo ganhou agilidade e passou a ser feito por meio do programa gerador da Receita, que é fácil de instalar e está disponível até para tablets e smartphones.

E a evolução não parou por aí. Hoje, o contribuinte pode ainda preencher a declaração diretamente do site da Receita e/ou utilizar a opção pré-preenchida. Ambas opções estão disponíveis aos titulares de Certificado Digital e-CPF. A transmissão se tornou ainda mais rápida e muito mais segura, tanto para a Receita, quanto para o contribuinte.

Vai utilizar o Certificado Digital para o envio do IR? Atenção ao prazo de validade! Verifique e solicite a renovação do seu Certificado Digital, se necessário, em www.renoveuseucertificado.com.br.

Compartilhe

Deixe seu comentário