A evolução da Matemática como ciência

0

A Matemática, assim como o Português, está presente em nosso dia a dia em diversas situações: no supermercado, no banco, na cronometragem de uma tarefa, no comentário sobre a taxa de juros ou índice de inflação, entre outras situações corriqueiras.

A palavra “Matemática” tem origem no grego “máthema”, que quer dizer conhecimento ou aprendizagem, derivando daí “mathematikós”, que significa prazer de aprender.

Esta ciência que conhecemos hoje é a somatória de todos os estudos matemáticos realizados desde 4000 a.C., quando os sumérios na Mesopotâmia introduziram os 60 símbolos para registrar e documentar seus pertences a fim de ter um maior controle sobre as quantidades.

Naquela época, Egípcios, babilônicos e chineses já eram capazes de efetuar cálculos e medidas de ordem prática com grande precisão. Foi, inclusive, na China que surgiu o ábaco, primeiro instrumento mecânico para calcular, em 2500 a.C.

Era Pitagórica

De 550 até 450 a.C., na “Era Pitagórica”, caracterizada por grandes conhecimentos na geometria elementar, Pitágoras desenvolveu o teorema que leva o seu nome. Os pitagóricos foram os primeiros a analisar a noção de número e estabelecer as relações de correspondência entre a aritmética e a geometria. Definiram os números primos, algumas progressões e a teoria das proporções.

Sistema indo-arábico

O sistema numérico “indo-arábico” e as regras para a utilização de suas operações, atualmente em uso no mundo todo, foram criados em torno do ano 1000, na Índia e transmitidos ao Ocidente, por meio da Matemática islâmica.

Graças a esse contexto histórico, muitas definições matemáticas, como os princípios de contagem, a distinção de algarismos, formas, conjuntos e unidades são utilizadas hoje e adotadas como padrão.

Brasil fazendo história

O matemático brasileiro Artur Ávila foi o primeiro latino americano a receber a “Medalha Fields”, considerada “Prêmio Nobel de Matemática”, em 12 de agosto de 2014. A entrega do prêmio ocorreu na abertura do 27º Congresso Internacional de Matemáticos, em Seul, na Coreia do Sul.

Ávila é pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura – IMPA. Seus estudos solucionaram dilemas nas áreas de sistemas dinâmicos, relacionados à evolução de fenômenos humanos e naturais.

O número de folhas de papel utilizado no seu escritório está te causando transtornos para armazenar e consultar documentos? Conheça o Portal de Assinaturas Certisign, um novo jeito de assinar, armazenar e tramitar documentos.

Relacionadas
Fim da burocracia para fechar empresas
Ajuda digital: amenize o stress nos tempos de IR

Compartilhe

Deixe seu comentário