A importância de se cuidar das Micro e Pequenas Empresas

0

Você sabia que as Micro e Pequenas Empresa s– MPE são responsáveis por mais de 50% dos empregos com carteira assinada no setor privado, segundo dados do Sebrae? Para os Contadores, as MPEs representam dois mundos distintos: uma grande oportunidade de negócio e um meio onde se está, porque grande parte dos escritórios de Contabilidade estão inclusos no Simples Nacional.

O que o Contador pode oferecer ao MEI?

No primeiro sentido, é preciso ficar atento a um ponto importante: as micro e pequenas empresas precisam da atenção especial do Contador, de um incentivo, de se tornar um empresário que entenda e exija balanço patrimonial, já que ele costuma ser a sua única fonte de informações oficiais e consultoria. Muitos empreendedores entendem apenas do seu segmento, ou seja, a Contabilidade em si lhes é totalmente estranha.

Por isso, cabe ao Contador prestar um serviço que vai além de pagar impostos e entregar obrigações acessórias: é preciso conversar, tirar dúvidas, dar dicas de quais atitudes adotar e quais evitar… Tudo isso faz parte do pacote. As MPEs podem ser ótimas clientes, porque um empreendedor conhece muitas pessoas e o boca a boca é o melhor Marketing que uma empresa pode ter.

Como cuidar da sua contabilidade?

No segundo quesito, é necessário prestar atenção ao seu próprio negócio. MPEs demandam gerenciamento eficaz para crescer e não adianta cuidar apenas das empresas dos seus clientes e relegar a sua a terceiro plano. Cuide com carinho do seu negócio, escolha a dedo os seus colaboradores, seja um bom administrador, tanto financeiro quando de pessoas. E o principal: seja alguém em quem seus subordinados podem se espelhar, com quem eles podem aprender. Este talvez seja o maior desafio de um empreendedor: mais do que ter, é preciso ser.

Simples nacional promocao 6x

Certificado Digital para ME/EPP enquadradas no Simples Nacional

O processo de adoção do Certificado Digital pelas empresas do Simples Nacional está sendo feito de forma escalonada: os contribuintes com mais de dez empregados já estão fazendo o uso da assinatura com validade jurídica que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet desde dezembro do ano passado. Em 1º de janeiro de 2016, foi a vez dos estabelecimentos com oito empregados ou mais. Já no dia 1º de julho, as empresas com cinco empregados adotaram a tecnologia. Agora, a partir de 1° janeiro de 2017, o Certificado Digital é obrigatório para empresas do Simples com mais de três empregados.

E para ajudar nessa integração a Certisign oferece um preço promocional para o Certificado Digital e-CNPJ do tipo A3, com token criptográfico, feito exclusivamente para empresas de micro e pequeno porte por apenas R$ 219,00. Um Certificado Digital de 18 meses, onde você paga 12 meses e garante mais 6 meses grátis. Compre agora em até 6X.

Contador, a Certisign te ouviu e acaba de lançar um programa com novas vantagens financeiras para você. Venha para o Clube do Contador Certisign ou ligue para (11) 3546 3800.

Compartilhe

Deixe seu comentário