A importância e o valor do Professor de Ciências Contábeis

0

Gostamos de trazer a você, caro Contador, as opções de carreira que a sua profissão lhe proporciona, seja no início, no meio ou no fim da carreira. E as opções são muitas! Já apresentamos a auditoria, a perícia, a controladoria, o gerente tributário e dessa vez vamos falar sobre algo que quase todo mundo já pensou um dia “será que eu trabalharia nessa área?”. Sim, estamos falando de lecionar.

Uma vocação, ensinar também é uma fonte de renda interessante, especialmente para quem trabalha em cursos de graduação, pós-graduação e afins. Levar o seu conhecimento às novas gerações de futuros profissionais pode ser gratificante e até ajuda a manter-se jovem, independente dos anos teimosos que insistem em passar cada vez mais rápido (quem tem menos de 20 anos pode não se identificar, mas após os 25 essa realidade estará gritando na sua janela).

O salário também não é ruim, mas varia de acordo com a instituição de ensino e o seu nível de especialização. Na maior parte das instituições e cursos, só é possível lecionar após concluir ao menos uma pós-graduação. As universidades públicas costumam ser ainda mais rígidas, sendo necessário muitas vezes ter concluído um mestrado para poder ensinar.

Outro ponto importante: você só pode ensinar aquilo que realmente sabe, por isso experiência de mercado é fundamental, especialmente para quem não tem o currículo acadêmico a caminho de um doutorado. A grade de um curso de Ciências Contábeis é formada em grande parte pelo aspecto prático da profissão, então é preciso ter intimidade com os processos do dia a dia de um escritório, por exemplo.

O salário varia de R$ 4.366,98 – para Professor Auxiliar – a R$ 17.057,74 para professores titulares. As instituições públicas também podem preferir exclusividade dos seus professores, mas nem sempre isso é exigido, tanto que há muito profissionais que lecionam e continuam com suas empresas.

Faça parte do nosso grupo de Contadores com descontos em Graduação e Pós para você e seus filhos. Cadastre-se agora no Clube do Contador Certisign, vantagens que irão te surpreender!

Compartilhe

Deixe seu comentário