A Informação é sua melhor candidata nessa eleição 2018

0

As eleições 2018 para Presidente já estão aí batendo à nossa porta, e junto a ela, candidatos que você não tinha notícias, aparecem para tomar aquele cafezinho e, de quebra, jogar uma boa conversa para “conquistar” seu voto.

No entanto, o eleitor tem ficado cada vez mais atento a esse papo, que mais tem a ver com uma corrida insana ao poder do que com a preocupação às necessidades do povo. Pois todos sabem o que é sentir na pele o sofrimento, durante quatro anos, pelas propostas que não se cumpriram.

Sob essa perspectiva, com auxílio da tecnologia, surgiram aplicativos, plataformas, páginas em redes sociais e sites, com o intuito de alertar o eleitor e ajuda-lo a exercer seu papel de cidadão, por meio de informações sobre projetos e histórico dos candidatos.

Alguns dos aplicativos que ajudam a promover o voto consciente, com uma participação responsável e estimulam você a fazer seu próprio manual eleitoral.

5 plataformas digitais que ajudam a promover o voto consciente

Politize

Desenvolvido por Gabriel Goes Pacheco, de caráter educativo, disponibiliza diversos temas ligados à política e cidadania, tais como os partidos e eleições, democracia digital, participação social, transparência e corrupção. Disponibilizado pelo portal de mesmo nome, que funciona como uma rede de colaboradores voluntários entre pessoas e instituições, e promete uma educação política sem complicação. Nela você ainda pode baixar o Manual do Eleitor.

Eleições Limpas

Desenvolvido pela plataforma Rastru, seu conteúdo é abastecido com a participação direta do usuário. Qualquer pessoa é capaz de denunciar um flagrante de crime eleitoral, como compra de voto, abuso de poder, boca de urna, caixa 2, etc. Basta marcar a localização do flagrante, com descrição do ocorrido, podendo incluir imagens. O registro é levado às autoridades competentes de acordo com a região.

Vote consciente

Idealizado pela arquiteta Ana Letícia Knuth e desenvolvido pelo Estúdio Lune, a ferramenta é uma das vencedoras do concurso INOVApps, do Ministério das Comunicações. Trata-se de uma espécie de questionário de posições ideológicas, onde o usuário descobre o grau de afinidade entre suas opiniões e as dos candidatos à prefeitura e câmara municipal. A plataforma é aberta e pode ser replicada em qualquer município.

OAB Caixa 2

Criado pela OAB, com o intuito de facilitar as denúncias de crimes eleitorais, como o caixa 2 e a compra de votos, o usuário registra o pedido de denúncia, preenchendo dados da ocorrência, com nome do candidato e partido envolvido inclusos. Ressaltando que podem ser feitas de forma anônima. O registro é encaminhado à ouvidoria da OAB, que irá analisar as provas e formalizar a denúncia.

Além dessa ferramenta, o uso do Certificado Digital pela OAB, tem sido um grande aliado dos advogados no exercício da democracia, contribuindo para que todos os trâmites sejam feitos de forma prática, rápida, econômica e transparente.

Candidaturas 2016

Criado pela Justiça Eleitoral, o aplicativo disponibiliza uma consulta a informações sobre os candidatos das eleições deste ano. Como nome, urna, partido, situação do registro de candidatura, cargo atual e acesso à prestação de contas. Lembrando que este ano, todas as doações e gastos de campanha, devem ser registrados em até 72 horas pelo candidato.

Você também pode gostar de: Certificado Digital é utilizado em app para votação popular


Fonte: www.dc.clicrbs.com.br

Compartilhe

Deixe seu comentário