A lista de Schindler: contabilidade para salvar vidas

0

“Meu pai costumava dizer que você precisa de três coisas na vida – um bom médico, um padre perdoador, e um Contador inteligente. Os dois primeiros eu nunca uso muito.” A frase é do protagonista do premiado filme “A lista de Schindler”, que conta a história de um empresário alemão que gastou toda a sua fortuna para impedir a morte de centenas de judeus na Polônia nazista e ganhou 7 Oscars.

Não, um Contador não é necessariamente um profissional meramente cumpridor de obrigações acessórias. Ou não deveria sê-lo. O judeu Itzhak Stern não foi apenas um personagem fictício: o Contador gerenciou as contas da empresa de Oskar Schindler, inclusive os subornos que foram pagos para impedir que os nazistas levassem os judeus que trabalhavam na sua fábrica de panelas.

O sucesso da empresa começou com o apoio do Contador, que através dos seus bons contatos conseguiu obter empréstimos de empresários judeus, para que Schindler iniciasse a sua fábrica em troca de uma pequena parte dos produtos produzidos.

Enquanto Schindler se encarregava das ligações pessoais que lhe permitiriam fechar acordos com os nazistas (já que ele mesmo era membro do partido fundado por Hitler), o conhecimento de Stern em gestão de negócios permitiu que o seu patrão otimizasse as suas finanças, para salvar dos campos de concentração cada pessoa que pudesse.

O emocionante filme de Steven Spielberg , de 1993, mostra como foi fundamental o papel do contador para salvar as vidas dos 801 judeus que integraram a famosa lista. E você, profissional da Contabilidade, já percebeu a importância do seu trabalho para o crescimento de empresas e até mesmo para a manutenção de causas sociais nas quais acredita? Mais do que uma simples profissão, a Contabilidade pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma missão.

Aproveite o sucesso dessa super produção para compartilhar seu valor nas redes sociais e se tiver algum filme para indicar, conte para nós que capricharemos na resenha.

Contador, como você gerencia a assinatura de contratos de sua empresa e de seus clientes? Conheça o Portal de Assinaturas e economize tempo e recursos. Saiba mais aqui.

Compartilhe

Deixe seu comentário