A partir de 2012, a Certificação Digital pode ser usada na tramitação de dados bancários

0

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que pretende utilizar a tecnologia da Certificação Digital ICP-Brasil no sistema de compensação digital de cheques por imagem, que entrou em vigor na semana passada.

Segundo o diretor adjunto de serviços da federação, Walter Tadeu Faria, o Certificado Digital será utilizado para a tramitação de dados. “Em 2012, quando estivermos usando a Certificação Digital, completaremos a fase de implantação do novo sistema, que agregará segurança, credibilidade e maior eficiência na compensação de cheques”, afirma.

De acordo com o profissional, a compensação digital por imagem torna mais ágil e padroniza o prazo de compensação. Com isso, um cheque de até R$ 299,99 será compensado em dois dias e cheques acima desse valor em apenas um dia.

Entre as vantagens do uso da certificação nesse processo, estão a economia e segurança para os bancos que adotarem a tecnologia, pois os cheques não serão mais transportados em malotes, o que evita roubos e fraudes. “Com a compensação digital, já é possível constatar uma melhora nas rotinas diárias de compensação. A estimativa é que cada banco economize R$ 100 milhões por ano”, conclui Faria.

Fonte: TI Inside

Compartilhe

Deixe seu comentário