Acesso à Conectividade Social ICP com Certificado Digital modelo A1 ou A3?

93

Já abordamos no post Certificados Digitais e suas funcionalidades a possibilidade do uso, tanto do Certificado modelo A1, como A3, para a nova versão do sistema da CAIXA. Porém, essa dúvida foi levantada por um de nossos leitores e também é pergunta recorrente em diversos fóruns virtuais.

Para esclarecer, o primeiro passo é entender que Certificados podem acessar a Conectividade Social ICP: somente e-CNPJ ou e-CPF, neste caso contendo obrigatoriamente os dados do NIS (PIS/PASEP) ou CEI.

Com relação à outorga de poderes:

Mais uma vez ressaltamos que a procuração eletrônica só pode ser feita de um Certificado Digital para outro. Quem já possui um e-CPF sem os números do NIS (PIS/PASEP) ou CEI, não precisa adquirir um novo: é só comparecer a uma agência da CAIXA e pedir que os dados sejam vinculados.

- Outorga de poderes para o RH, setor contábil, ou funcionário responsável por essa função: o usuário do e-CNPJ poderá outorgar procurações a tantos e-CPFs quanto desejar, desde que eles tenham vínculo empregatício com a empresa. Caso o cadastro nas bases do FGTS esteja consistido no Certificado Digital, não será necessário pedir o cadastro na CAIXA, sendo a recuperação do número do NIS realizada automaticamente pelo aplicativo.

Outorga para escritório de contabilidade: pode ser feita normalmente do e-CNPJ da empresa cliente para o e-CNPJ da contabilidade. Se a procuração for feita para um contador portador de e-CPF, o certificado digital terá que conter necessariamente os dados do CEI.

E os modelos A1 e A3?

A diferença do modelo dos certificados diz respeito somente à validade, benefícios e serviços agregados ao produto e não interferem de nenhuma forma no acesso à Conectividade Social ICP. O modelo A1 prioritariamente fica armazenado no computador em que foi instalado, enquanto o A3 é feito em token ou cartão, e pode ser acessado em máquinas diferentes, por exemplo.

RETIFICANDO − Diferente do informado acima, para o funcionário que vai acessar o Conectividade Social ICP, em nome de seu empregador, e não tem o NIS (PIS/PASEP) cadastrado em seu Certificado Digital de Pessoa Física, a recomendação é que o usuário tente acessar o portal com seu certificado para verificar se o sistema conseguirá vincular o CPF ao seu cadastro do NIS. Se não for possível é necessário se dirigir a uma agência da CAIXA para um processo específico. (Confira no post sobre NIS e CEI como proceder)

Já para os perfis que necessitem do CEI para o acesso, essa informação não pode ser vinculada a um Certificado Digital de Pessoa Física já emitido e validado, sendo necessária uma nova aquisição para a inclusão dessa informação.

ainda não adquiriu seu Certificado Digital para o Conectividade Social ICP? Acesse agora nosso site, adquira seu Certificado Digital Certisign e conheça os benefícios desta tecnologia.

Compartilhe

93 Comentários

  1. O certificado é irretratável, ou seja, não aceita mudanças. Por isso que quem possui e-CPF e não consta o a informação do PIS/NIS/CEI não pode pedir a inclusão dessa informação e sim terá que obter um novo certificado.

  2. Regis,

    A informação que temos até agora é que comparecendo em uma agência da Caixa você pode pedir a inclusão desses dados, não sendo necessário adquirir um novo certificado.

    Obrigado!

  3. Boa Noite!

    Quero saber se uma pessoa possui 2 nº de CEI diferentes e já possuium e-cpf tipo A3 sem a matricula incluida, e um e-cpf A1 com a matricula incluida e ele quer mais um e-cpf tipo A1 com outro CEI, ele pode?

  4. Boa tarde,
    Trabalho em um escritorio de contabilidade, como devo orientar meus clientes (pessoa juridica) em relação ao certificado é obrigatorio que todas as empresas possuam o certificado ou basta apenas uma procuração eletronica outorgando poderes a contabilidade?

  5. Paula,

    Toda empresa que recolhe FGTS terá que acessar o Conectividade Social ICP por meio de um Certificado Digital. Mesmo para outorgar poderes pela procuração eletrônica, tanto a empresa quanto o escritório contábil precisam do certificado.

    Lembre-se que a Certificação é que vai garantir a segurança dos dados e acessos nessa plataforma virtual.

    Obrigado!

  6. Boa tarde,
    Tenho o certificado e-cpf (carteira de contador) sou funcionaria de uma empresa e faço a contabilidade de outras terceirizada, meu e-cpf não tem nis e nem cei. Faço com ele os serviços exigidos pela receita federal, agora com a obrigatoriedade do certificado digital ICP para a conectividade social devo aquirir outro e-cpf e incluir nis e cei, ou posso mandar inserir no certificado que já tenho? se sim, onde posso estar fazendo essa mudança.
    obrigada

  7. Vania,

    Depois de emitido o Certificado Digital não é mais possível incluir dados nele, porém para o acesso você pode se dirigir a uma agência da CAIXA e pedir que eles vinculem no sistema deles o número do seu certificado com os os dados do seu NIS ou CEI.

    Obrigado!

  8. Uma pessoa que possua um e-CPF pode ser procuradora de outro e-CPF?mesmo não sendo pessoa empregadora?

  9. Rejane,

    Se esse e-CPF for de trabalhador autônomo ou empresa que não tenha obrigatoriedade de ter um CNPJ e possuir o CEI cadastrado ou vinculado, sim.

    Já se empresa que vai outorgar poderes possuir CNPJ, será necessário fazer um e-CNPJ.

    Obrigado!

  10. O meu cliente tem o cartão e-cnpj A1, ele pode outorgar o meu escritório, da mesma forma do e-cnpj A3.

    Obrigado

  11. Geraldo,

    Como já dito no texto, o modelo do Certificado Digital não influencia na sua funcionalidade dentro do Conectividade Social ICP, por isso seu cliente pode te outorgar poderes normalmente.

    Obrigado!

  12. Existe alguma legislação que fala sobre a vinculação do PIS/NIS/CEI para quem já possui e-CPF sem tais informações? Ja tenho e-CPF e liguei para minha agência e disseram que teria que fazer todo o processo novamente, inclusive o pagamento das taxas.

    Agradeço desde já.

  13. Antonio Carlos on

    Somos de um escritorio de contabilidade, todos nossos clientes possuem e-cnpj. Nos possuimos e-cpf que tem o cei cadastrato. Apos me cadastrar no site da caixa, todos meus clientes poderão me passar procuração eletronia e nos poderemos transmitir para todos os nossos clientes somente com o noso único e-cpf?
    O mesmo e-cnpj de meus clientes atenderão a todas as necessidades inclusive NFes, ou para o caso conectividade social terá que ser um certificado especifico

  14. Antonio Carlos,

    Toda empresa precisa ter um e-CNPJ para acessar o Conectividade Social ICP. Se seus clientes já possuem a Certificação, é só acessar o site e outorgar poderes para o seu e-CPF com CEI.

    O seu e-CPF poderá receber quantas outorgas/substalecimentos forem necessários, assim você vai conseguir acessar o sistema em nome de cada um dos seus clientes, sem problemas.

    O e-CNPJ serve tanto para o Conectividade Social ICP como para a emissão de NFes. Com isso, seus clientes não terão que comprar um novo Certificado Digital.

    Obrigado!

  15. Thiago, não existe nenhuma legislação que institua essa vinculação de dados. Porém, a CAIXA divulgou que acredita que apenas 2% dos funcionários responsáveis pelo uso do Conectividade Social ICP dentro da empresa, encontrarão dificuldades no acesso por não ter o cadastro do PIS no sistema.

    Tente acessar o site do Conectividade Social ICP, se não conseguir o ideal é que você entre em contato com a sua Autoridade Certificadora ou com a ouvidoria da CAIXA.

    Obrigado!

  16. Quem tem o A1 válido até, por exemplo, Junho/2012, precisa trocar pelo A3 p/ usar o conectividade social ICP ou o A1 também acessa da mesma maneira?

  17. Gisele,

    Como descrito no texto acima, a diferença do modelo só diz respeito a validade e produtos que vem junto com o certificado.

    Ambos os modelos (A1 e A3) podem acessar o Conectividade Social ICP.

    Obrigado!

  18. Boa tarde, E quanto as empresas que não tem funcionários e só entregam GFIP DECLARATORIA, eu já li que elas não precisam fazer o certificado desde as informações sejam entregues pelo certificado, p.ex. do contador, desde que esse certificado seja o da empresa/órgão cadastrada no SEFIP como “Responsável pelo envio”.
    Como vai funcionar isso?É através daquela procuração feita diretamente a receita Federal?

  19. Boa tarde. Gostaria de saber qual a diferença em obter o cartão + leitora ou o token do e-cnpj? Para que caso é indicado cada um deles?
    Obrigado.

  20. Augusto,

    A diferença é apenas com relação ao produto em que seu certificado será armazenado e isso depende da preferência do cliente. No aspecto técnico, ambos os modelos funcionam da mesma forma.

    Obrigado!

  21. Gisele,

    Todos os empregadores – tanto os que têm empregados com FGTS ou mesmo somente aqueles que precisam transmitir a GFIP, como é o caso de alguns órgãos públicos – terão que utilizar a Certificação Digital ICP-Brasil.

    Se quem utilizará o canal da CAIXA for o escritório contábil, essa empresa poderá passar uma procuração ao contador para que este realize o procedimento dentro do Conectividade Social ICP. Essa procuração não é a mesma concedida pela Receita Federal, ressaltando que no Conectividade ela só pode ser feita de um Certificado Digital para outro.

    Outorga para escritório de contabilidade:
    Pode ser feita normalmente do e-CNPJ da empresa para o e-CNPJ da contabilidade. Se a procuração for feita para um contador portador de e-CPF, o certificado digital terá que conter necessariamente os dados do CEI.

    Obrigado!

  22. Posso utilizar o e-cnpj da empresa já instalado para realizar os serviços da conectvidade social-ICP sem a necessidade de adquirir um e-cpf com NIS?

  23. Vilmar,

    As Autoridades Certificadoras não indicam que outras pessoas, além do titular, tenham acesso ao Certificado Digital, isso prejudica a segurança dos procedimentos feitos com esse documento, uma vez que mais pessoas possuem aquela senha e qualquer ação feita por meio daquele documento será reconhecida judicialmente como uma ação do titular.

    Para acessar o Conectividade Social ICP, em nome de sua empresa, é necessário adquirir um Certificado Digital de Pessoa Física (como o e-CPF ou o e-PF, por exemplo) com os dados do seu NIS (PIS/PASEP) nele. Assim, a empresa pode outorgar poderes para você.

    Obrigado!

  24. Silvana M Vilela on

    Tenho uma micro empresa, não possuo empregados, se meu contador já possuir o eCNPJ eu preciso solicitar o meu?

  25. Silvana M Vilela on

    Eu só recolho o meu INSS, preciso do certificado assim mesmo? O que acontece se eu não tiver fizer certificado?

  26. Silvana M Vilela,

    Segundo a CAIXA, todas as empresas que precisam acessar o Conectividade Social ICP, para a comunicação com o FGTS ou com a previdência social, necessitam do Certificado Digital ICP.

    Se você não obtiver o certificado, em dezembro, quando o antigo programa CNS fos desativado você não vai mais conseguir se comunicar com a CAIXA, pois isso será feito apenas pelo portal e com o uso da certificação ICP.

    Obrigado!

  27. Bom dia, trabalho em um escritorio de contabilidade
    e a contadora tem o cartao digital da receita federal,
    gostaria de saber se ela pode usar esse cartao no conectividade?

  28. Igo,

    Se o documento que a contadora já possui for um Certificado Digital de Pessoa Jurídica (como o e-CNPJ, por exemplo) ela poderá acessar normalmente o portal do Conectividade Social ICP.

    Obrigado!

  29. Perdi o prazo para tirar o certificado digital icp para conectividade social que é de uma empresa com 1 funcionario e cnpj inicio 1. Como proceder agora?

  30. Jacqueline,

    O cronograma da CAIXA é um referencial para que as empresas adquiram a certificação e se habilitem ao novo portal. Mesmo que seu prazo já tenha expirado, você pode adquirir normalmente a certificação e começar a usar o quanto antes o Conectividade Social ICP.

    Confira o site da Certisign e adquira o seu Certificado Digital ICP-Brasil: http://www.certisign.com.br/

    Obrigado!

  31. Para uma empresa passar uma outorga de poderes para um contador que possue e-CPF (já com CEI) ter acesso aos novos serviços do Conectividade ICP e enviar a GFIP/GRRF se faz necessário que este contador conste na SEFIP com o código 13 (autônomo) nesta mesma empresa, ou seja, este contador tem que ter algum vínculo com essa empresa na SEFIP/GFIP? Pergunto isso porque entrego GFIP/GRRF e acesso os serviços do antigo Conectividade Social, porém não consto obrigatoriamente em suas GFIPs com o código 13.

  32. Alex,

    Dúvidas sobre o funcionamento do canal eletrônico de relacionamento – Conectividade Social ICP – devem ser direcionadas a Caixa Econômica Federal. Segue abaixo telefone de contato: 0800-726-0104 (Atendimento de 2ª a 6ª no horário das 7 às 20 horas).

    Obrigado!

  33. Senhores, já estava utilizando o acesso ao conectividade social com o cartão e-cnpj sem problemas. Hoje ao tentar o acesso apareceu a mensagem da obrigatoriedade do nis. Meu cartão é um e-cnpj e a certificadora informou que para este tipo de cartão não é necessário o nº do NIS. Será que é um erro no site do conectividade ou mudou alguma coisa de ontem para hoje – 20/12/2011. Obrigado!

  34. Boa tarde!
    É possível que uma empresa tenha mais de um certificado digital?
    Por exemplo, temos um e-cnpj que fica com o depto financeiro, no entanto o escritorio (empresa terceirizada) que processa a folha de pagamento também precisa de um e-cnpj e se recusa a aceitar a procuração eletronica para um cpf. Por isso gostaria de saber se é possível solicitar um segundo certificado digital para um cnpj?
    Obrigada,
    Elisa

  35. Elisa,

    É possível a emissão de mais de um Certificado Digital ICP-Brasil. Porém é preciso ressaltar que as Autoridades Certificadoras não indicam que outras pessoas, além do titular, tenham acesso ao Certificado Digital, isso prejudica a segurança dos procedimentos feitos com esse documento, uma vez que mais pessoas possuem aquela senha e qualquer ação feita por meio daquele documento será reconhecida judicialmente como uma ação do titular.

    Logo, cada titular deve instalar o certificado no seu próprio computador, acessar o portal e outorgar os poderes para a contabilidade por meio da Procuração Eletrônica.

    Obrigado!

  36. Realizo diariamente diversas outorgas de procurações eletrônicas dos certificados adquiridos por nossos clientes para o certificado digital de nossa empresa.
    Porém, hoje, não estou conseguindo fazer a outorga de uma procuração da Caixa de um certificado A1 de um cliente. Consegui gerar o certificado em meu micro normalmente como sempre faço e efetuei a outorga da procuração da Receita Federal para o certificado de nossa empresa, porém não consigo fazer a outorga da procuração da Conectividade Social da Caixa.
    Após confirmar a chave criptográfica, simplesmente a página não abre.
    Estou fazendo outras outorgas da Caixa normalmente neste micro e em outro, mas o certificado deste cliente específico, não.
    A única coisa que notei diferente do certificado dele em relação aos outros é que o CN dele é AC Certisign RFB G4, e os demais é AC Certisign RFB G3. Será que este final G3 e G4 implica na conectividade social?

  37. Luiz Claudio,

    Por se tratar de um erro específico, você deve entrar em contato com os canais de atendimento tecnológico da CAIXA, por meio do site http://www.caixa.gov.br ou pelo telefone 0800 726 0104.

    Obrigado!

  38. A mesma coisa que acontece com o Luiz Claudio, tá acontecendo aki. certificados emitidor por ac certisign RFB G4 não está acessando o canal do conectividade.
    já o ac certisign RFB G3 e RFB G2 acessa normalmente.

    acho que é esta nova versão do certificado… espero resposta.

  39. MESMISSIMO PROBLEMA QUE ESTOU TENDO, E A CAIXA EMPURRA PRA CERTISIGN E ESSA PRA CAIXA E NINGUEM RESOLVE MINHA VIDA.

  40. Luiz,, Está acontecendo o mesmo erro p/ mim, nesse momento tentei acessar com o certificado do escritorio A-3 “RFB G3″ e acesso normalmente, agora com um A-3 “RFB G4″ de um cliente a pagina não abre…
    Isso…que normalmente durante o “dia” dificilmente acesso alguma coisa.. agora tente ligar nesse 0800 aí p ver se alguem resolve alguma coisa… aí me pergunto em vez disso ajudar.. é mais dor de cabela ainda…

  41. Monica R Azevedo on

    Instalo normalmente os certificados adquiridos dos nossos clientes na mesma maquina. Consegui gerar o certificado em meu micro normalmente como sempre faço entrei no site da Receita Federal para ver e tudo bem até aí, porém não estou consigo acessar a Conectividade Social da Caixa confirmo a chave criptográfica, simplesmente a página não abre e tambem não consigo fazer a exportação pois está dando msg de erro SYSTEM STRING CERTIFICATE MANGER EXCEPTION. O certificado e-CNPJA1 do cliente. Notei diferente do certificado dele em relação aos outros é que o CN dele é AC Certisign RFB G4, e os demais é AC Certisign RFB G3. Será que este final G3 e G4 implica na conectividade social e para fazer a exportação?

  42. Fábio Cerqueira,

    Sim. O Certificado Digital ICP-Brasil é universal e pode ser usado em diversas aplicações, inclusive na comunicação com o FGTS e/ou a Previdência Social. Se a empresa já possui o documento, com o certificado instalado/conectado no computador, basta acessar o portal https://conectividade.caixa.gov.br/ e aproveitar os benefícios da nova versão.

    Obrigado!

  43. Prezados, boa tarde!
    Nossa empresa possui o certificado tipo A1, instalado em servidor para emissão de nota fiscal eletronica. Está valido até 2013, e funciona normalmente. Pergunto: Podemos instalar este mesmo certificado na estação dos funcionários do RH para trabalhos com a Conectividade ICP?
    Caso positivo, esta instalação pode ser em mais de uma estação de trabalho?
    Caso negativo, podemos adquirir mais um certificado A1 com a funcionalidade para somente a Conectividade? Se positivo, podemos instalar este certificado em mais de uma estação de trabalho?
    Agradeço a atenção e aguardo retorno.

  44. Alexandre Santos,

    As Autoridades Certificadoras não indicam que outras pessoas, além do titular, tenham acesso ao Certificado Digital, isso prejudica a segurança dos procedimentos feitos com esse documento, uma vez que mais pessoas possuem aquela senha e qualquer ação feita por meio daquele documento será reconhecida judicialmente como uma ação do titular.

    Para acessar o Conectividade Social ICP, em nome da empresa, é necessário que o funcionário adquira um Certificado Digital de Pessoa Física (como o e-CPF ou o e-PF, por exemplo) com os dados do NIS (PIS/PASEP) nele. Assim, a empresa (devidamente certificada) pode acessar o canal e outorgar os poderes de uso para esse colaborador.

    Para saber mais, acesse os posts: http://www.certisignexplica.com.br/certificado-digital-com-nis-e-cei-como-proceder/ e http://www.certisignexplica.com.br/certificado-digital-com-nis-e-cei-como-proceder-%E2%80%93-parte-2/

    Obrigado!

  45. Alexandre Santos,

    Nesse caso, é possível utilizar uma cópia de segurança deste certificado, exportá-la para uma mídia externa e importá-la para outros computadores. Porém, é preciso ressaltar que a responsabilidade do uso de terceiros do Certificado Digital é exclusivamente do seu responsável legal e o ideal seria utilizar uma procuração eletrônica, feita dentro do canal Conectividade Social ICP.

    Obrigado!

  46. bom dia… preciso fazer uma procuração eletrônica do conectividade social icp, e não sei como faço. vc’s podem me ajudar?

  47. Boa Noite…Tenho um escritório de Contabilida e uma empresa minha comprou o Carificado A1, mas para usar o CEBAS, está pedindo que tenha o A3, foi comprada no correio, foi feito agora em dezembro/2011. Esta empresa pode ir lá e trocar pelo A3?

  48. Nilgení,

    O Certisign Explica só diz respeito à empresa Certisign. Como seu certificado foi adquirido em outra Autoridade Certificadora, será necessário entrar em contato com a empresa e verificar sua política interna.

    Obrigado!

  49. Boa Tarde, meu marido é síndico do condomínio e temos um zelador, quem as papeladas de arrecadação de INSS e FGTS e uma contadora, fomos informados por ela que deveríamos comparecer na caixa para dar entrada no certificado, já fomos, entragamos td papelada, pagamos uma taxa e agora temos que emitir o certificado, e aí é que começou o nosso problema, não conseguimos emitir de forma alguma, é sempre exigido alguma coisa e o tempos está passando e até agora nada. gostaria da parte de vcs, se pudesse nos orientar passo a passo como emitir esse certificado.

  50. liguei para a caixa e eles me informaram que tem que ser o windons XP ou 2000, internet explore e java. e agora meu windons é 2007, já pedi para outras pessoas que tem o XP e mesmo assim elas não conseguiram emitir, por favor me deem uma orientação por favor, obrigada. Goretti

  51. Goretti,

    Se seu Certificado Digital foi adquirido com a Certisign, você pode entrar em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente nos tel.: (11) 3478-9444 para São Paulo. Demais localidades, 0300-789-2378. Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h00 às 20h (exceto feriados nacionais).

    Caso tenha sido com outra Autoridade Certificadora, será necessário contatar a empresa em questão.

    Obrigado!

  52. Boa tarde, Tenho uma empresa optante pelo SIMEI, ela tambem precisa comprar um Certificado Digital A1 para poder realizar os recolhimentos do FGTS?

  53. Michele,

    Segundo o site Conectividade ICP http://www.conectividadeicp.org/, de acordo com o item 1.2 da Circular CAIXA 566, o uso da certificação no modelo ICP-Brasil é facultativo nas operações relativas ao recolhimento do FGTS para microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional com até 10 (dez) empregados. Com isso, a transmissão do arquivo SEFIP/GRRF poderá ser efetuada por certificado de terceiro desde que esse documento conste no campo “Responsável” do arquivo a ser transmitido.

    Já para acessar aos serviços do Empregador (informações de afastamento de trabalhador/rescisão de contrato de trabalho, retificações, IS, outorga de procurações), é necessário, para todas as empresas, o uso do Certificado Digital, no padrão ICP-Brasil.

    Obrigado!

  54. Paulo Ponvechio on

    Boa tarde,

    Trabalho hoje com um Grupo de Empresas onde todas tem o mesmo sócio em comum, consigo Outorgar os Poderes de acesso ao Conectividade Social de todas as Empresa para um único CNPJ do Grupo? ou essa função é valida apenas para escritorios de Contabilidade?

    Obrigado!

  55. Paulo Ponvechio,

    Sim. No canal, não existe nenhuma restrição na outorga de poderes entre duas empresas que não sejam do setor contábil. Portanto, devidamente certificadas, basta que essas empresas acessem o portal, se registrem e outorguem os poderes para o CNPJ que ficará responsável pelo uso do canal em nome delas.

    Obrigado!

  56. Sou pregoeiro de uma UASG. A minha UASG assinou um convênio federal com a AGU se comprometendo a adotar os seus modelos formatados de editais para pregões eletrônicos. Então, todas as minutas desses pregões, deverão ser assinadas pelo agente gestor ordenador de despesas e por mim, pregoeiro, com assinatura digital (certificação). Sou totalmente leigo neste assunto sobre certificação digital. Portanto, gostaria de saber qual seria a certificação apropriada para que eu pudesse chancelar essas minutas de editais?
    Grato.

  57. Gerson Arrais,

    Estamos levantando as informações e em breve entramos em contato.

    Obrigado!

  58. Alison Araujo on

    Bom dia!

    Sou de um escritório de contabilidade, onde usamos um e-CPF para tratar de assuntos junto a receita e etc. Já vinculamos os e-CNPJs dos clientes a este e-CPF, porém apenas na Conectividade Social ICP que não conseguimos entrar pelas informações dos clientes, não aparece a lista de vinculos do cartão.

    Nosso escritório teria que ter um e-CNPJ ou e-CPF com CEI para que possamos vincular as empresas e conseguirmos acessar informações deles no ICP?

    Agradeço desde já!

  59. Alison Araujo,

    Para acessar o Conectividade Social ICP, é necessário que o CNPJ tenha ao menos um e-CNPJ. Já se a empresa não é obrigada à inscrição no CNPJ, o documento usado para o acesso será um e-CPF ou e-PF com a informação do CEI.

    Obrigado!

  60. Boa tarde!!

    Por gentileza o CNPJ A3 pode ser acessado atraves de rede, ou seja so um computador instala o programa..

    Aguardo instruções

  61. Dimas Santos on

    Sobre empregador domestico, que recolhe o FGTS, pelo que entendi, será necessário tanto para enviar mensalmente, quanto para a movimentação da conta, o uso de certificado e-CNPJ, ou e-CPF com NIS. É isso mesmo? qual a opção menos onerosa?

  62. Dimas Santos,

    Estamos levantando as informações e em breve entramos em contato.

    Obrigado!

  63. Dimas Santos,

    Se o funcionários estiverem registrados pelo CNPJ, deverá ser adquirido um e-CNPJ. Caso estes estejam registrados pelo CEI, deverá ser adquirido um e-CPF, pois no conectividade este será reconhecido como pessoa jurídica. Para utilização do certificado com o PIS cadastrado, somente para os casos de recebimento de procuração, onde deverá ser comprovado o vinculo empregatício.

    Obrigado!

  64. Fernando,

    Segundo informações da CAIXA, é possível acessar o Conectividade Social ICP com qualquer Certificado Digital no padrão ICP-Brasil.

    Obrigado!

  65. Boa tarde!Gostaria de saber qual informação adicional devo incluir no certificado digital da minha empresa para acessar o ambiente da conectividade social da CAIXA.Lembrando que a minha empresa é uma clínica médica.
    Obrigado

  66. Flávio,

    Só é necessário incluir informações nos Certificados Digitais de Pessoas Físicas. No caso de autônomos ou empresas que não sejam obrigadas ao cadastro no CNPJ, deve ser vinculado o CEI no certificado, para que o canal reconheça o perfil como pessoa jurídica.

    Já no caso de funcionários da empresa, deve ser vinculado o NIS (PIS/PASEP) para comprovar ao canal que existe vínculo empregatício com a empresa que irá lhe outorgar poderes.

    Obrigado!

  67. Então você está me informando que se eu fizer um certificado e-CNPJ com vocês eu não precisarei incluir PIS/PASEP,CEI,NIS ou NIT? Mesmo sendo para utilizar na Conectividade Social ICP?
    Estou um pouco confuso,e ao mesmo tempo preciso resolver.
    Obrigado.

  68. Flávio,

    Isso mesmo. Quando a empresa acessa o Conectividade Social ICP por meio de seu e-CNPJ, o canal reconhece as informações vinculadas ao CNPJ daquela companhia e por isso não é necessária a inclusão de nenhum informação adicional.

    Já, como informamos em seu comentário anterior, para os certificados de pessoa física esses dados são necessários. Para saber mais sobre esses casos, acesse: http://www.certisignexplica.com.br/certificado-digital-com-nis-e-cei-como-proceder/

    Obrigado!

  69. bom dia;
    Estou com o mesmo problema, certificado emitido por ac certisign RFB G4 não está acessando o canal do conectividade.
    já o ac certisign RFB G3 e RFB G2 acessa normalmente.

    Já liguei para o 0800, fiquei mais de 40 minutos com o atendente tentando uma solução e no final ele me solicitou que tentasse ligar no 0800 em outra ocasião. Entendi que nem ele sabia resolver então passou o problema prá frente.
    Já instalei o AC Certisigns RFB G4, mas o problema continua.
    Já existe uma solução? Não ví nenhuma resposta com a resolução do problema.
    Aguardo resposta com urgência…

  70. Arline,

    Esse problema no acesso ao Conectividade Social ICP ocorreu logo que foi feita a mudança da cadeia de certificação para a V2, em meados de janeiro. E, segundo o site Conectividade Social ICP, bastava a Autoridade Certificadora publicar a nova cadeia de certificação no site do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) para o acesso no Portal ser normalizado. A Certisign realizou tal procedimento no começo do ano e, até então, nenhum cliente havia sofrido novamente com o problema.

    Acreditamos que o erro possa ter outro motivo, por isso será necessário que você entre em contato com a CAIXA, por meio do telefone 0800 726 0104.

    Obrigado!

  71. Manoel F. Martins (Fernando) on

    Tenho tentado acessar o conectividade social e a RFB com 3 certificados Ecnpj e 1 certificado Ecpf e não consigo. Tenho sempre a resposta de que o Internet Explore não pode exibir a pagina. O que estaria acontecendo? o que devo fazer para conseguir esse acesso? Tenho um empregado demitido e não consigo fazer a chave para saque do FGTS, Help me please!
    Manoel.

  72. Manoel F. Martins (Fernando),

    O portal da CAIXA passou por algumas instabilidades desde que entrou em vigor. Uma possível solução é utilizar o antigo Conectividade que foi liberado conforme post publicado aqui no blog em 03/08.

    Você também pode entrar em contato direto com a CAIXA, por meio do telefone 0800 726 0104, para mais informações.

    Obrigado!

  73. Boa tarde,

    Minha empresa ainda não solicitou Certificado Digital. Preciso iniciar o processo de informações no sistema Conectividade Social ICP. Posso obter o certificado do tipo e-CNPJ A1 para os serviços do portal da CAIXA ECONÔMICA? Ou só pode ser do tipi e-CNPJ A3?

    Obrigado!

    Luiz

  74. Luiz Antonio,

    Como descrito no texto o Conectividade Social ICP permite qualquer Certificado Digital ICP-Brasil, independente de seu modelo (A1 ou A3). Portanto, você pode adquirir sim nosso certificado e-CNPJ A1.

    Obrigado!

  75. Srs.

    Adquirimos a alguns dias atrás a conectividade social ICP na modalidade A1 com a intenção de salvar em um pen drive e utiliza-lo em qualquer maquina, contudo o arquivo ao ser efetuado download no site foi salvo direto no computador que efetuou o download, com isso não estamos conseguindo pegar o arquivo da maquina e salvar no pen drive, enfim alguem pode nos ajudar?

  76. Leandro Cruz,

    Para que possamos responder seu questionamento com precisão, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: (11) 34789444 / (0300) 789 2378. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas.

    Obrigado!

  77. O ac certising rfb g4 para acesso ao conectividade icp (envio de arquivo) só funciona no window xp ? ou funciona no Windows 7 32 bit ?
    Tenho dois clientes um com um ac rfb g3 e outro g4 meu Windows é 7 32 bit só g3 funciona ?

    Não entendo !

  78. Jo,

    Para que possamos verificar a dificuldade encontrada, solicitamos gentilmente que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente para que possamos esclarecer as suas dúvidas. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

    Obrigado!

Deixe seu comentário