AM: Projeto piloto de NF-e para o consumidor já está em testes

0

A Secretaria de Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) já iniciou os testes de implantação da Nota Fiscal Eletrônica para os consumidores. O novo modelo visa reduzir custos, aumentar o controle fiscal e oferecer mais facilidade ao consumidor, que pode visualizar seu recibo de compra no smartphone ou tablet.

Por enquanto, sete empresas entre redes de supermercado, lojas de eletrodomésticos, material de construção e farmácias participam da inciativa. Além do Estado, também estão em processo de digitalização da nota fiscal Acre, Mato Grosso, Sergipe, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. A previsão é que a mudança seja concluída em um prazo de dois anos.

Segundo o líder do projeto pela Sefaz-AM, Luiz Dias, a NF-e para o consumidor traz uma série de benefícios para as empresas brasileiras e, por consequência, para o fisco. “Os controles são fortalecidos de forma que a gente recebe as informações online, o que permite ampliar os estudos tributários. Há vantagens ecológicas com a redução drástica na emissão de papel. Se antes essas impressões ocupavam muitas salas, pois era necessário o armazenamento por um prazo de cinco anos, com o documento totalmente digital, isso não será mais necessário”, conclui.

Fonte: G1

Compartilhe

Deixe seu comentário