Anel de formatura ciências contábeis

0

Antigamente, quando era bem mais difícil conseguir cursar uma graduação (quem dirá concluí-la), o anel de formatura era o símbolo de uma grande vitória, conquistada com muito suor – e muito investimento financeiro. Por isso, mais importante do que desfilar no baile com roupas elegantes, era adquirir o precioso anel.

Não se sabe ao certo a origem da tradição dos anéis de formatura, mas estudos indicam que teve seu início na Europa. Quando a igreja católica adotou o costume de presentear bispos, cardeais depois de convertido, com Anéis Episcopais e o próprio papa com o chamado Anel do Pescador ou Anel do Pescador de Almas.

“My precious!”

Vale lembrar que “precioso” é um adjetivo que se adéqua muito bem a tal peça, uma vez que esta joia é composta por ouro, prata ou algum metal valioso, adornado com uma pedra preciosa. Nas laterais há ainda um emblema representando a profissão em questão.

E aí, Contador, quantos balanços você precisa fechar para comprar um anel de formatura ciências contábeis? Haja obrigações acessórias para preencher. Deve ser por isso que muitos professores dizem que, ao escolher cursar Ciências Contábeis, devemos ter a consciência de que estamos casando com a profissão, já que o anel tem o mesmo valor de uma aliança.

Banner-clube-do-contador

 

Relação Entre as Carreiras e as Cores das Pedras dos Anéis de Formatura

Cada área de conhecimento costuma compartilhar uma dessas cores. Nas Ciências Exatas, o anel de formatura costuma trazer uma pedra de Safira, de preferência azul. Já nas Ciências Biológicas, o anel de formatura costuma vir adornado por uma pedra de Esmeralda, de preferência verde. Nas Ciências Humanas, o anel de formatura geralmente traz uma pedra de Rubi, de preferência vermelha.

Anéis de Formatura – Cores e Pedras

Cada profissão é representada por uma pedra preciosa que, obviamente, tem uma cor característica. Muitas pedras compartilham a mesma cor, mas ainda assim há bastante variedade. As mais utilizadas são:

  • Ametista (rosa)
  • Esmeralda (verde)
  • Granada (vermelha)
  • Rubi (vermelha)
  • Safira Azul (azul)
  • Topázio (amarelo)
  • Água Marinha (azul)
  • Turmalina (rosa)

Anel de formatura ciências contábeis

E você, caro graduando em Ciências Contábeis, sabe quais são a pedra e a cor da Contabilidade? Uma dica: não é vermelha. Acertou quem pensou Turmalina rosa clara, ladeada de diamantes. Isso mesmo! Além disso, a estrutura do anel é de ouro, com dois brilhantes ladeando a pedra principal. Ele deve ter de um lado o Caduceu de Mercúrio, que é a insígnia do Deus do Comércio; do outro lado, devem estar as Tábuas da Lei, com a legenda “LEX”. O caduceu é estilizado em platina ou ouro branco. De fato, glamour pouco é bobagem.

Tudo culpa do Direito

Reza a lenda que a escolha da pedra da Contabilidade foi causada pela grande influência do Direito sobre a Contabilidade. Segundo o site do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, como a pedra do advogado é vermelha, a do Contador deveria ter a mesma coloração, em outra tonalidade, pois se entendia que a profissão era mais atada ao ramo do conhecimento jurídico. Realidade essa que não mudou tanto quando pararmos para pensar nas constantes mudanças realizadas pelos nossos (não tão) amados fiscos.

E você, Contador, conseguiu comprar seu anel de formatura para representar essa sua conquista pessoal e profissional? Volta lá no post e publique a foto nos comentários.

Você também pode gostar de:

Símbolos históricos da Contabilidade

Se o seu cliente ainda não tem um Certificado Digital, indique esse produto no Clube do Contador Certisign. Além da comissão por indicação, o programa de relacionamento do Clube do Contador Certisign oferece prêmios todos os meses. Cadastre-se já.

Compartilhe

Deixe seu comentário