Ano Novo, vida nova: como cumprir as promessas para se tornar um empreendedor

0

2018 está chegando e com ele, está aquela lista de pedidos que sempre fazemos…e nem sempre cumprimos. Além das promessas mais frugais, como perder peso, encontrar um grande amor e conseguir um emprego melhor, está sempre o sonho de finalmente começar a investir em um negócio próprio.

No entanto, a correria do dia a dia – além de imprevistos – sempre acaba adiando o nosso sonho de empreender. E, por algum motivo, quando resolvemos fazê-lo, acabamos executando tudo às pressas, sem tempo de nos prepararmos. E com isso, podemos cometer erros cruciais que podem comprometer a nova empresa.

No entanto, nada de pânico! Com um bom planejamento, é possível se tornar abrir a sua empresa sem atropelos, com calma e respeitando todos os estágios do processo, para que ela consiga “fluir” desde seus primeiros meses.

Confira abaixo algumas de nossas dicas

Primeiro trimestre: Cursos de preparação

Aproveite que o verão é um período mais calmo do ano e faça cursos para entender o passo a passo de empreender. Instituições como SEBRAE e SENAC oferecem cursos online e presenciais para você entender o mercado, como monetizá-lo e a burocracia que envolve todo o processo.

Outras escolas e associações como a ESPM, FGV e a Endeavor trazem cursos mais avançados, para quem já está um passo à frente no processo de empreender.
Aliás, listamos os melhores cursos que você pode fazer no verão. É só clicar no link abaixo:

Cursos para empreendedores que você pode fazer neste verão

Segundo trimestre: Entenda o mercado no qual quer empreender

Uma coisa é você gostar de determinada área e dominar a execução dos processos dela. Outra é entender o funcionamento em todos os detalhes. Ou seja, é preciso entender a concorrência, o mercado em que você quer empreender, se há público para consumir, como criar diferenciais, qual o nível da mão de obra que você precisará contratar, entre outros estágios.

Logo, use esse trimestre para estudar a fundo a área que você quer empreender. Converse com especialistas, com quem já atua nesse mercado, analise a fundo a concorrência e veja as tendências já praticadas por empresas no exterior.

É verdade ou não é? Dica para empreendedores

Terceiro trimestre: Converse com o Contador

Essa etapa é uma das mais importantes na hora de empreender. Ao conversar com um Contador, ele vai indicar qual o melhor regime tributário do seu empreendimento, explicar todos os detalhes burocráticos na hora abrir a empresa e como serão recolhidos os impostos.

Se possível, escolha um Contador que já esteja familiarizado com a área em que você deseja empreender. Um profissional especializado pode indicar os melhores caminhos e, inclusive indicar ferramentas que podem agilizar os processos burocráticos, como um Certificado Digital.

Cuidados necessários para se contratar um bom Contador

banner horoscopo correto

Quarto trimestre: Escolha as ferramentas

Você já está por dentro de como abrir uma empresa e tem amplo conhecimento de como funciona a área em que precisa empreender. Agora, é hora de pesquisar quais são as melhores ferramentas para executar as tarefas do dia a dia em seu futuro negócio. E não se engane: esse é um passo essencial e deve ser feito com muita calma.

Logo, pesquise a fundo qual o cliente de e-mail você se adapta melhor, qual serviço de cloud (nuvem) é mais confiável e que softwares relacionados a sua área funcionariam bem às suas demandas do seu dia a dia. E, claro, faça uma rigorosa pesquisa de preços para pagar o melhor preço e não pesar demais no seu orçamento. Se possível, converse com especialistas, que entenderão melhor suas demandas e farão as indicações corretas. E, claro, na hora de contratar funcionários, exija que eles dominem as ferramentas que você pretende usar.

5 livros para quem deseja começar um negócio

Se você cumpriu todas essas etapas, desejamos todo o sucesso em seu novo empreendimento. E temos certeza de que você alcançará todos os seus objetivos.

Esse conteúdo sobre empreendedorismo foi útil? Se você quer receber outros materiais relacionados a esse assunto, preencha nosso cadastro logo abaixo. Só leva dois minutos!

Você também pode gostar de: abertura de empresa com Certificado Digital

Compartilhe

Deixe seu comentário