Anos 80 e 90: filmes já falavam sobre segurança da informação

0
Arte: Certisign

Arte: Certisign

No ano passado, a mídia divulgou amplamente informações sobre o roubo de dados e a respeito do despreparo de empresas para enfrentar o Cibercrime. Aliás, o tema deve continuar em pauta, como já divulgamos aqui no blog.

Bom, o assunto parece ser um problema da atualidade, certo? Errado. Pelo menos no cinema, desde os anos 80 e 90, a segurança da informação é discutida. Veja alguns exemplos, mas já fique sabendo que contra roubos de dados e o Cibercrime já existe uma solução eficaz: o Certificado SSL. Todas essas histórias poderiam ter sido contadas de forma diferente se a tecnologia do protocolo SSL integrasse o enredo.

1983| Wargames – Jogos de Guerra: o filme conta a história de um garoto fã de computadores. Ele consegue acessar o sistema bélico dos Estados Unidos e dá ordem para iniciar a Terceira Guerra Mundial. Esta história mostra claramente a questão da falha de segurança.

1992| Quebra de Sigilo: um grupo de amigos hackers se diverte realizando transferências de quantias exorbitantes, de acordo com suas próprias regras quanto aos merecedores dos valores. Alguns anos depois, grandes empresários os contratam para que eles os roubem, e desta forma possam descobrir quais são as falhas de segurança de seus sistemas bancários.

1995| A rede: uma especialista em Segurança da Informação tem sua vida modificada por conta de sua missão: destruir um disquete com informações secretas, que, se reveladas, poderiam gerar grandes transtornos.

Relacionada
5 filmes para você que adora tecnologia em todos os sentidos

Compartilhe

Deixe seu comentário