Antecipação da Dirf 2017 pode ser cancelada

0

O ano de 2016 não foi fácil para ninguém, em especial para o setor empresarial e contábil. Com a retração dos investimentos e do mercado de consumo e serviços em geral, não faltaram aos Contadores problemas sobre os quais se debruçar, não é mesmo?

Prazo de entrega da Dirf antecipado

Para piorar ainda mais a situação que já era ruim, no fim do ano, a Receita Federal publicou, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa nº 1.671/2016, antecipando para o dia 15 de fevereiro o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte – Dirf com as informações do ano-calendário 2016. Até então, esse prazo terminava no último dia útil de fevereiro.

Importância da Dirf 2017

É por meio da Dirf que as empresas e pessoas físicas que pagaram ou creditaram rendimentos com retenção do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte – IRRF informam o valor do que foi pago aos seus empregados. Para representantes da classe contábil, o adiamento do prazo vai atrapalhar – e muito – o trabalho de empresários e profissionais da Contabilidade de todo o País, como explica o diretor de Políticas Estratégicas da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – Fenacon, João Aleixo Pereira: “O antigo prazo, ou seja, até o último dia útil do mês de fevereiro, já era apertado não só para os Contadores, mas também para as empresas em geral”.

Será que a Dirf será adiada?

Por isso, a Entidade encaminhou a RFB um ofício solicitando que a data de entrega da Dirf seja mantida para o último dia de fevereiro de 2017. De acordo com o documento, no mês de fevereiro há o feriado de Carnaval, o que já diminui consideravelmente o tempo para elaboração dessa obrigação. Além disso, o fornecimento dos comprovantes de rendimentos por parte das instituições financeiras, das administradoras de cartões de créditos, entre outros, pode ser entregue até o último dia útil do mês. “Existe ainda um grande volume de trabalho no início do ano para encerramento das Contabilidades e 90% das empresas no Brasil não têm sistemas integrados e informatizados, logo a remessa e fluxo de documentos para encerramento dos balanços é morosa”.

Notícias ruins à parte, temos de acreditar que 2017 trará 365 oportunidades para todos nós, não é mesmo? E torcer para que o prazo volte a ser como antes…

Contador, a Certisign te ouviu e acaba de lançar um programa com novas vantagens financeiras para você. Venha para o Clube do Contador Certisign ou ligue para (11) 3546 3800.

Compartilhe

Deixe seu comentário