Antecipar o IRPF é um bom negócio?

0

Como diria Henry Ford, fundador da Ford, uma das maiores montadoras de automóveis do mundo “se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência”… E ele estava certo, principalmente se o assunto for restituição do imposto de renda. Provavelmente você, leitor, deve estar se perguntando “o que tem a ver uma coisa com a outra”.

Calma, o Clube do Contador Certisign explica:

Em geral, chegada a época do envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, não são poucos os contribuintes que querem antecipar a restituição do imposto de renda, a qual é paga pelo fisco entre os meses de junho e dezembro. O objetivo? Ter uma grana extra é claro, em um mês muito difícil, já que passamos por Natal, Ano Novo, férias, compra de material escolar, pagamento de IPVA e IPTU, Carnaval, isso sem contar os tradicionais gastos de todos os meses, afinal, quando o assunto é dinheiro, a impressão que passa é que o que colocamos de carrinho de mão sai de caminhão-tanque, não é mesmo?

Bem, voltemos ao assunto restituição do Imposto de Renda. Se você é desses que não vê a hora de acertar as contas com o leão para botar as mãos na restituição pedindo para o seu gerente do banco já liberar o pagamento, calma!

Antecipar ou não? Eis a questão

Em primeiro lugar, o Clube do Contador Certisign, sabendo que há muita tentação em ter um dinheirinho antecipado, aconselha aos seus leitores a só anteciparem a restituição caso não haja outra possibilidade de obter aquele recurso para quitar suas dívidas. Ouviu bem? Dívidas! Não adianta querer o dinheiro para comprar aquela bolsa que você viu ontem na vitrine ao voltar do trabalho ou fazer aquela viagem dos sonhos. Isso pode esperar! Tudo porque quem antecipa a restituição tem de pagar juros, e só as dívidas podem ter juros mais altos do que os da linha de crédito do ressarcimento da Receita Federal do Brasil – RFB.

Juros

E, por falar em taxa de juros cobrados na restituição, saiba que nos grandes bancos, como Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Santander, por exemplo, essas alíquotas podem variar entre 1,79% e 6,87% ao mês. Para termos uma ideia, no caso de cheque especial ou cartão de crédito, a porcentagem pode chegar a até 12%. Ou seja: se você antecipar o dinheiro da restituição, estará, automaticamente, perdendo dinheiro!

Por fim, ressaltamos: não é uma boa ideia antecipar a restituição do IR, a não ser que você tenha dívidas. Afinal, como há juros, a pessoa recebe menos dinheiro do que o total pago pela RFB.

Mas o que fazer para receber a restituição do IR o quanto antes?

Todos os anos, os pagamentos das restituições são feitos em forma de lotes. Ao todo, são sete lotes, os quais são pagos a partir do dia 15 de junho. Todos os beneficiários são divididos nesses lotes de acordo com a ordem de recebimento das declarações. Não há segredo: quem envia primeiro, recebe primeiro! Então, quem enviou o documento ao fisco na primeira semana de março, por exemplo, quando foi aberta a temporada de entrega da declaração, deve receber a restituição logo no primeiro mês [junho], enquanto aqueles que deixarem para cumprir com a obrigação na última hora devem recebê-la só no final do ano.

Exceções no Imposto de Renda

Há algumas exceções que recebem a restituição logo no primeiro lote:

  • São os contribuintes com 70 anos ou mais;
  • Portadores de deficiência física ou mental;
  • Pessoas portadoras de moléstias graves.

Só elas têm prioridade na restituição, independentemente da data que enviaram a declaração. O restante vai para a fila! Portanto, se você não se enquadra em nenhum desses três casos e quer [ou precisa]receber logo o dinheiro da restituição do IR, o melhor a fazer é transmitir o quanto antes ao fisco a declaração do Imposto de Renda. Até o dia 8 de março, a Receita já havia registrado o recebimento de 1.704.003 documentos, e a expectativa do órgão é de que 28,8 milhões de pessoas acertem suas contas com o leão até 30 de abril.

Portanto, corra! Quanto mais rápido você enviar a sua declaração, mais rápido receberá a sua restituição!

Renda Extra

Se o seu cliente ainda não tem um Certificado Digital, indique esse produto no Clube do Contador Certisign, além da comissão por indicação, o programa de relacionamento do Clube do Contador Certisign oferece prêmios todos os meses. Não deixe para depois, afinal essa ferramenta facilita (e muito) o contato do seu cliente com o fisco, os bancos e outros órgãos governamentais.

Você também pode gostar: Imposto de renda 2018: novidades do programa


Compartilhe

Deixe seu comentário