Antenado ou conservador: qual é o seu estilo quanto à tecnologia?

0

Você é daqueles que vivem com o celular repleto de aplicativos que facilitam a vida, ou dos que pedem ajuda para os universitários ? Não tem jeito: para o bem ou para o mal, a tecnologia chegou para ficar. Indispensáveis nos escritórios (olha o Sped aí, gente!), os softwares e novas máquinas fazem parte de um investimento mais do que necessário para quem precisa trabalhar com Contabilidade.

Por isso, queremos saber: qual é o seu nível de afinidade com a tecnologia? Faça o teste abaixo anotando as respostas que mais combinam com o seu perfil e descubra:

Contador antenado ou conservador?

1 – Chegou um email de cobrança com o nome do seu banco como remetente e nele há um link para que o tal boleto seja gerado. O que você faz?

a) Fica preocupado e clica no link para ver qual é o problema;
b) Exclui o email, por saber que não está devendo nada;
c) Conversa com o responsável pela TI para verificar se o seu antivírus precisa ser atualizado, pois sabe que este email é um spam.

2 – Você está concluindo o preenchimento de uma obrigação acessória cujo prazo termina hoje e, de repente, a tela do seu computador apaga. Qual é a sua primeira reação?

a) Começa a esbravejar contra a tecnologia e lembra, nostálgico, que isso não acontecia com o papel;
b) Verifica se faltou eletricidade ou se foi apenas o monitor do computador que desligou;
c) Fica tranquilo porque salvou todo o processo antes de o problema acontecer e reinicia a máquina para continuar o preenchimento.

3 – A Receita Federal lança um novo aplicativo para possibilitar a entrega da ECD também pelo celular. Você:

a) Deixa para procurar informações quando o uso do aplicativo se tornar obrigatório;
b) Lê sobre a mudança e conversa com colegas que já o utilizaram para saber se ele realmente é melhor do que o envio tradicional, pelo computador;
c) Baixa o aplicativo logo que ele é disponibilizado e começa a conferir quais os pontos positivos e quais os negativos para, se for o caso, enviar um feedback ao órgão antes que ele torne o uso do aplicativo obrigatório sem corrigir os defeitos existentes.

Resultado:

Maioria A – Conservador

Calma, a tecnologia não é sua inimiga, podendo, inclusive, ser sua aliada em várias ocasiões. Dê uma chance para as mudanças que estão chegando e comece a procurar informações sobre o tema para otimizar tempo e facilitar a adaptação às novas ferramentas, que chegam ao mercado diariamente.

Maioria B – Consciente

Mesmo sem grande entrosamento com as novas tecnologias, você sabe que é impossível fugir delas e que, ao aprender a utilizá-las, seu dia a dia ficará mais fácil e produtivo. Mesmo sem ser o antenado, aquele que apresenta as novidades aos colegas, desempenha bem o seu papel e depois até ajuda aqueles que não entenderam o funcionamento de alguma nova ferramenta.

Maioria C – Imerso

Para você, a tecnologia não é um bicho de sete cabeças. Pelo contrário, você consegue absorver bem as novidades assim que elas surgem, sendo até consultor dos seus amigos e colegas que integram a opção B. Isso porque você sabe o quanto de tempo pode ser poupado quando um aplicativo útil e eficaz é lançado e que a integração da Contabilidade com a Tecnologia da Informação é um caminho sem volta e com grandes promessas.


Compartilhe

Deixe seu comentário