Apenas contadores podem ser sócios de empresas de auditoria

0

Você sabia que para atuar como auditor nas empresas desse segmento, ou mesmo para se tornar um dos sócios desses grandes grupos internacionais, conhecidos como big four, é preciso ser formado em Ciências Contábeis e ter experiência nesse segmento?

O caminho para se tornar um auditor independente exige dedicação, mas é recompensador: as grandes empresas buscam profissionais ou mesmo estudantes na área de Ciências Contábeis, que se destacam por seu bom desempenho, treinando-os e oferecendo até mesmo bolsas de estudo para incentivar a capacitação dos futuros auditores.

Além de ser graduado em Ciências Contábeis e obter o registro profissional junto ao Sistema CFC/CRC, é preciso fazer o Exame de Qualificação Técnica para o ingresso no Cadastro Nacional de Auditores Independentes – CNAI do CFC, o que também é exigido pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM (para quem quer obter registro para atuar em Auditoria Independente na área de Mercado de Capitais) e pelo Banco Central, como explica o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – Ibracon.

Mauro Moreira, sócio de auditoria e líder do escritório do Rio de Janeiro da Ernst & Young (EY), explica que, quanto mais conhecimento o profissional tiver, mais chances ele terá de crescer no mercado de trabalho. Como as principais empresas de Auditoria Independente são multinacionais, conhecer mais de um idioma é requisito fundamental para uma carreira de sucesso. Mas o segredo para o bom desempenho é a paixão pela profissão. “É isso o que motiva a acordar na segunda-feira de manhã animado com um projeto, mesmo após 34 anos de carreira, como é o meu caso”.

Uma das formas de entrar em uma empresa de auditoria é por meio de recrutamentos, que costumam ser anuais. Quanto mais cedo o profissional começar a busca uma vaga neste setor, melhor. “Nós focamos nos estudantes de Ciências Contábeis e nos profissionais recém-formados, para que eles possam crescer conosco, aderindo mais facilmente à cultura da empresa. Nós prestamos um serviço e as pessoas que trabalham conosco são a cara da empresa”, explica Moreira, que também começou como trainee na EY.

Se precisar de mais informações sobre como ingressar em uma auditoria visite os sites do Ibracon e do CFC ou o do Conselho de Contabilidade de sua região.

Relacionadas:

Classe Contábil evita multa de R$ 1 bilhão a empresas
Símbolos históricos da Contabilidade 

 

Compartilhe

Deixe seu comentário