Artigo: Certificação Digital

0

Confira alguns trechos do artigo de Gilberto Sudré, perito em computação forense e colaborador da Comissão de Tecnologia e Informação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) sobre os benefícios do Certificado Digital no mundo sem papel:

Um dos grandes problemas da Internet é estabelecer prova de identidade, ou seja, ter uma prova real para sites e provedores de serviço de que você é você mesmo ou que aquele site que você está acessando é mesmo da empresa que você imagina. Pois a tecnologia tem a resposta para este problema, é a chamada Certificação Digital que tem exatamente o objetivo de autenticar usuários e sites.

Este garantia confere validade jurídica às transações eletrônicas e dá mais segurança aos procedimentos e serviços efetuados através da rede mundial de computadores.

O Certificado Digital funciona como uma carteira de identidade, válida no mundo virtual, que contêm vários dados de seu titular como nome, e-mail, CPF além do identificação e assinatura da AC (Autoridade Certificadora) que a emitiu. […]

A principal vantagem é a chamada desmaterialização, ou seja, a migração do documento em papel para o documento eletrônico que você vai poder usar para se identificar em procedimentos via rede. Um dos usos da Certificação Digital está no aumento da segurança na declaração do imposto de renda e sua identificação para a Receita Federal, inclusive recebendo antes a restituição do imposto.

Outro uso da Certificação Digital está na assinatura de um e-mail para torná-lo um documento oficial. […] Este é um passo importante para aumentar a segurança e respaldo legal para as transações virtuais. Começamos finalmente a deixar o papel para o passado.

Fonte: Portal OAB ES

Compartilhe

Deixe seu comentário