As vantagens do e-CPF para encarar o Leão

0

Está aberta, até o dia 30 de abril, a temporada para envio da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física – DIRPF, referente aos rendimentos de 2014.

Como se trata de uma obrigação do contribuinte, não há como escapar. O jeito é se organizar e, principalmente, se precaver para não cair nas garras do Leão, que tem aumentado a sua voracidade e está cada vez mais preparado para encontrar novas caças.

A título de conhecimento, só no último ano 937.939 declarações ficaram retidas na malha fina. Em 2013, foram 711.309 documentos. O número não para de aumentar e, em ambos os períodos, o principal motivo das retenções foi à omissão de rendimentos.

Um modo prático e eficiente de escapar desse perigo constante é ter a Certificação Digital. Quem tem o CPF eletrônico pode optar pela declaração pré-preenchida, novidade apresentada pela Receita Federal do Brasil (RFB) no ano passado. Neste caso, o documento aparece previamente preenchido com as informações relativas a rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais. Basta só alterar, se necessário, os dados inconsistentes.

Outra vantagem é que se houver qualquer divergência de dados, o contribuinte pode corrigir a declaração no mesmo dia. Além disso, quem declara o IR com o Certificado Digital recebe a restituição primeiro – depois dos idosos e pessoas com doenças graves -, uma vez que o sistema verifica e cruza com agilidade as informações sobre as fontes pagadoras.

Com toda essa facilidade, para não cometer nenhum deslize, basta estar atento aos detalhes, principalmente com os dependentes, as despesas de saúde e educação, entre outros que ajudam a aumentar o valor da restituição. Se as informações estiverem exatas, o risco de virar presa do Leão é praticamente nulo!

Vale ressaltar que para usufruir da declaração pré-preenchida é preciso que o Certificado Digital esteja dentro do prazo de validade. Os clientes da Certisign podem verificar a validade e solicitar a renovação, se necessário, no site www.renoveseucertificado.com.br.

Quem ainda não tem o CPF Digital pode aproveitar a promoção da Certisign e adquirir o e-CPF, armazenado no Cartão e validade de três anos, com 26% de desconto – R$260, por R$200. O site para adquirir com desconto é www.certisign.com.br/ir e a promoção é válida até o dia 20 de abril.

Você sabia que clientes Certisign têm muito mais benefícios? Conheça o Clube de Vantagens Certisign, uma vitrine de benefícios exclusivos aos clientes de Certificados Digitais ICP-Brasil. Se você já é cliente, desfrute. E se não é, torne-se um e aproveite! www.certisign.com.br/vantagens.

 

Compartilhe

Deixe seu comentário