Assinatura Digital, Digitalizada e Eletrônica são diferentes

0

Assinar digitalmente documentos eletrônicos com validade jurídica está cada vez mais comum na rotina de pessoas físicas e empresas de todos os portes interessadas em reduzir custos, acelerar processos e ainda ser sustentável.

No entanto, é importante esclarecer que para obter todos esses benefícios é necessário utilizar um Certificado Digital ICP-Brasil e uma plataforma de serviços para assinatura digital de documentos, como o Portal de Assinaturas Certisign. É o Certificado Digital que gera a assinatura digital com valor jurídico, e é o Portal que possibilita todo o fluxo de assinaturas de maneira prática e sustentável.

Muito diferente do que ocorre com a assinatura digitalizada e a assinatura eletrônica. A assinatura digitalizada é apenas a digitalização da assinatura manuscrita e não tem nenhum valor legal, pois a imagem pode ser copiada sem grandes dificuldades e ela não é gerada a partir do uso do Certificado Digital ICP-Brasil. Já assinatura eletrônica é aplicada como login e senha. Não tem relação com a assinatura de documentos.

Agora que você já sabe a diferença entre os termos e aplicações, compartilhe essa informação no seu ciclo social. E o mais importante: livre-se das pilhas de papel e comece a assinar digitalmente os documentos. Sem a necessidade de impressão, autenticação, manuseio e armazenamento.

Além de assinar documentos, você tem muitos outros benefícios, inclusive na entrega do IR. Se você já tem Certificado, acesse o Portal de Assinaturas e experimente gratuitamente assinar digitalmente documentos eletrônicos.

Compartilhe

Deixe seu comentário