Cadeia de certificação V0: um ciclo de sucesso da ICP-Brasil

0

Na semana passada, foi desativada a cadeia de certificação V0, primeira versão utilizada na gestão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). A cadeia de certificação representa o elo entre as Autoridades Certificadoras (ACs) e os portadores dos Certificados Digitais.

Pedro Paulo Lemos Machado, diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), afirma que isso simboliza o êxito alcançado pela ferramenta. “[…] Se tivermos que determinar um marco histórico para analisar o êxito do trabalho, encontraremos na cadeia V0 a primeira grande evidência de que a ICP-Brasil é uma estrutura sólida”.

Para Maurício Coelho, diretor da Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, a primeira cadeia impulsionou a implementação das outras versões. “[…] Os desdobramentos vão desde a emissão do segundo certificado da Autoridade Certificadora Raiz, até o aprimoramento de todo o sistema nacional de Certificação Digital”, conclui o profissional.

Fonte: ITI

Compartilhe

Deixe seu comentário