Caixa Econômica Federal exige certificado digital no Conectividade Social

49

A partir de 13 de maio, a Caixa Econômica Federal (CEF) passa a exigir que empresas com mais de 500 funcionários acessem o canal eletrônico de relacionamento Conectividade Social somente com o uso de certificado digital, no modelo ICP-Brasil, formato regulado e determinado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

Ao longo do ano, outras empresas também deverão se adequar a exigência de acordo com o cronograma apresentado pela CEF, que leva em consideração o número de colaboradores da companhia.

O que é Conectividade Social?

Atualmente, o Conectividade Social é destinado às empresas e escritórios de contabilidade e tem como principal função informar todas as obrigações relacionadas ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Por meio desse sistema é possível transmitir arquivos de recolhimento do FGTS e informações à Previdência Social (SEFIP), via Internet, bem como ter acesso ao sistema da Caixa PIS/Empresa e ao relatório de informação de Saldo (IS).

“Com essa mudança o empresário ganha muito mais benefícios, como a agilidade no processo de recolhimento do FGTS, redução de tempo e gastos operacionais, além de garantir segurança jurídica dos dados que transitarem virtualmente no sistema operacional da Caixa”, explica Júlio Cosentino, vice-presidente de relações institucionais da Certisign.

Sendo assim, após as datas estipuladas e, a partir da circular de nº 547/2011, a Caixa Econômica Federal informa que o acesso ao site do serviço será apenas via Internet, inclusive para o envio e recebimento de arquivos por meio dos endereços www.caixa.gov.br ou https://conectividade.caixa.gov.br.

Downloads

Os manuais técnicos e outras informações podem ser baixados diretamente no site da Caixa. Logo em seguida, o interessado pode acessar o site da Certisign e escolher virtualmente o certificado digital mais adequado para o seu negócio.

Onde tirar dúvidas sobre Conectividade Social?

Além do próprio site da Caixa Econômica Federal, você pode tirar dúvidas pelo Twitter, Facebook e Formspring da Certisign.

A Certisign também criou um site voltado à Conectividade Social ICP para orientar empresas, pessoas outorgadas e até pessoas físicas, disponibilizando também quais são os certificados digitais certos para cada público.

Acesse nossa página sobre Conectividade Social clicando aqui.

Compartilhe

49 Comentários

  1. ROGERIO MONTEIRO on

    MINHA DUVIDA É TRABALHO COM UM PROFISSIONAL LIBERAL CONTADOR, ELE TEM UM CERTIFICADO DIGITAL EM SEU NOME, AS EMPRESAS QUE FAZEMOS A CONTABILIDADE TERA CADA UMA QUE FAZER SEU CERTIFICADO, PARA PODERMOS UTILIZAR O CONECTIFIDADE SOCIAL.

    ROGERIO.

  2. maria do ceu oliveira on

    Quero saber se todo consultório dentário precisa de certificado digital para a geração de guia FGTS mensal , guia de recolhimento rescisório, a partir de 01/01/12, por exigência da CEF.

  3. Boa tarde para todos

    não consigo acessar a pagina da CONECITIVDADE SOCIAL ICP.
    PODERIA ME AJUDAR.

  4. Roberto,

    Para acessar o novo Conectividade Social é necessário ter o Certificado Digital instalado ou conectado no computador e entrar no site da CAIXA https://conectividade.caixa.gov.br/

    No primeiro acesso, o sistema requer que o certificado sejá cadastrado, porém esse processo é simples e o próprio site guia o usuário.

    Obrigado!

  5. temos que pagar alguma coisa por esse serviço ou comprar algum equipamento o sortware?

  6. Minha empresa tem o certificado digital da Receita Federal. É possível usar o mesmo para o conectividade social da CEF?

  7. Cézar,

    Se o documento em questão for um Certificado Digital de Pessoa Jurídica (como o e-CNPJ, por exemplo) ele pode sim ser usado no acesso ao Conectividade Social ICP.

    Obrigado!

  8. Disraeli Luppi Batista on

    Boa tarde!
    Não estou conseguindo acessar o Concetividade Social ICP, quano clico n link “Conectividade ICP” no site da CEF, abre uma janela com os certificados instalados na máquina, então seleciono um e clico em “OK” daí aparece o seguinte:

    O Internet Explorer não pode exibir a página da Web
    Você pode tentar:
    Diagnosticar Problemas de Conexão
    Mais informações
    Esse problema pode ser causado por vários motivos, incluindo:
    •A conectividade com a Internet foi perdida.
    •Site temporariamente indisponível.
    •O Servidor de Nomes de Domínio (DNS) não está acessível.
    •O Servidor de Nomes de Domínio (DNS) não tem uma listagem para o domínio do site.
    •Talvez haja um erro de digitação no endereço.
    •Se for um endereço HTTPS (seguro), clique em Ferramentas, clique em Opções da Internet, clique em Avançadas e verifique se os protocolos SSL e TLS estão habilitados na seção de segurança.
    Existe alguma configuração a ser feita no navegado para que não ocorra tal problama?
    PS.: O meu sistema operacional e Windows 7 Ultimate e o IE é o 9.

  9. Disraeli Luppi Batista,

    Para solucionar o erro de navegação, será necessário entrar em contato com a ouvidoria da CAIXA, no link: http://www1.caixa.gov.br/atendimento/index.asp

    Você também pode acessar a Tabela de Erro-Ação, disponível pela CAIXA no link: http://www.caixa.gov.br/fgts/pj_conec_icp_downl1.asp Nesse documento constam eventuais mensagens de erro apresentadas pelo aplicativo e suas ações corretivas. Pode ser que sua dúvida seja esclarecida lá.

    Obrigado!

  10. MARCOS A MANTOVANI on

    BOA TARDE, PODEM ME INFORMAR, QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSARIOS PARA OS EMPRESARIOS LEVAREM A CAIXA ECONOMICA PARA FAZER SEU CADASTRO E, QUEM É QUE TEM QUE IR, UM EMPREGADO COM PROCURAÇÃO OU O PROPRIO EMPRESARIO OU EMPRESARIOS CASA HAJAM SOCIOS?

    ABRAÇO

    MARCOS

  11. Marcos A. Mantovani,

    Para utilizar o Conectividade Social ICP não é necessário comparecer a uma agência da CAIXA. Para o acesso ao portal, a única exigência é o uso dos Certificados Digitais da ICP-Brasil que podem ser adquiridos na Autoridade Certificadora de sua escolha.

    Para saber mais sobre a aquisição dos certificados da Certisign, acesse: http://www.certisignexplica.com.br/passo-a-passo-adesao-ao-certificado-digital/

    Para mais informações sobre o uso do Conectividade Social ICP. confira nosso guia de postagens: http://www.certisignexplica.com.br/conectividade-social-icp-guia-de-postagens/

    Obrigado!

  12. Patricia Silva Mariano on

    Como faço passo a passo para enviar meus impostos sendo pessoa juridica ou seja pelo CNPJ?

  13. Utilizo o windows seven com o internet explorer 9.0.
    Mas da erro ao acessar a conectividade social.., como devo fazer?

  14. Nilson Ramos Gonçalves on

    Sou Sindico de um prédio, e recebi um comunicado da Administradora informando que teremos que providenciar a CONVENÇAO DO CONDOMINIO (o predio nao tem), obter CNPJ para poder obter o Certificado Digital, já que temos 1 empregado registrado.
    O CEI apenas nao basta?

    Obrigado
    abs
    Nilson

  15. Por gentileza, gostaria de esclarecer uma duvida!

    Minha empresa tem um certificado digital onde fomos obrigados a fazer para poder emitir notas fiscais eletronicas!

    Eu posso utilizar o mesmo certificado digital para o envio dessas informações para a caixa?

    Grata

  16. Fernando,

    Se o problema apresentado for com o Certificado Digital, solicitamos gentilmente, que entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente nos tel.: (11) 3478-9444 para São Paulo. Demais localidades, 0300-789-2378. Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h00 às 20h (exceto feriados nacionais).

    Dúvidas sobre o funcionamento do canal eletrônico de relacionamento – Conectividade Social ICP – devem ser direcionadas a CAIXA. Telefone de Contato: 0800-726-0104 (Atendimento de 2ª a 6ª no horário das 7 às 20 horas).

    Obrigado!

  17. Daniela,

    Resposta: Para que melhor possamos auxiliar, solicitamos gentilmente, que entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente nos tel.: (11) 3478-9444 para São Paulo. Demais localidades, 0300-789-2378. Horário de atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h00 às 20h (exceto feriados nacionais).

    Obrigado!

  18. Graziele,

    Se o documento em questão for um Certificado Digital de Pessoa Jurídica (como o e-CNPJ, por exemplo) será sim possível o uso dele no Conectividade Social em sua versão ICP.

    Obrigado!

  19. Nilson Ramos Gonçalves,

    Se o funcionário estiver registrado pelo CEI, poderá adquirir somente o certificado e-CPF e cadastrar este dado (CEI) no ato da compra.

    Obrigado!

  20. GOSTARIA DE AJUDA, FIZ UM CERTIFICADO DIGITAL DA CAIXA MAS NÃO CONSIGO USAR O CARTÃO ELE FOI GRAVADO NA PRORIA CAIXA QUANDO PEDE PARA SELECIONAR UM CERTIFICADO NÃO APARECE NADA.
    OBRIGADA

  21. Rosangela,

    Como se refere a um produto da CAIXA, será necessário entrar em contato com a empresa.

    Obrigado!

  22. Senhores,

    Somos uma empresa do Simples Nacional com somente 1 funcionario. Temos o certificado digital da Receita Federal para emissao de notas fiscais. Somos obrigados a adquirir o certificado digital da caixa para assuntos referentes ao FGTS?

    Grata,
    Anne

  23. Anne,

    O Certificado Digital ICP-Brasil é universal e pode ser usado em diversas aplicações e sites, por isso não será necessária uma nova aquisição. Com o certificado instalado ou conectado no computador, basta acessar o portal https://conectividade.caixa.gov.br/ e aproveitar os benefícios dessa modernização.

    Obrigado!

  24. H&M automecanica on

    não estamos conseguindo acessar a emissão da nota carioca .Precisamos de ajuda.Não conseguimos acesso do ICP.
    Precisamos com urgencia a conectividade, pois fazemos parte do programa.

    Ivete

  25. Ivete,

    Para acessar ambos os serviços, primeiramente, é necessário o uso de um Certificado Digital ICP-Brasil. Se você já possui essa ferramenta, para acessar o Conectividade Social ICP basta acessar o portal https://conectividade.caixa.gov.br/ com o certificado instalado/conectado no computador, se registrar no canal e aproveitar os benefícios da nova versão.

    Já com relação a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, será necessário entrar em contato com a empresa responsável pelo programa gerador que você utiliza para solucionar o problema.

    Obrigado!

  26. Estou com dificuldade em relação ao conec. social icp.
    Tenho o certificado digital adquirido em outra AC. Com este certificado eu entro no site do conec. social ICP, clico em caixa postal, clico em nova mensagem, seleciono envio de arq. sefip, preencho o municipio, anexo o arquivo gerado pelo sefip 8.4, porém, quando clico em salvar e aparece o arq. zipado para salvar e clico em salvar aparece a mensagem: MENSAGEM NÃO GERADA. (CNS – A0519).
    Troquei o arquivo de lugar, ou seja, tirei-o da pasta da CAIXA em arq. de prog. e coloquei em meus documentos. O arq. zipado é gerado, porém acusa que é um arq. falso. Não sei mais o que fazer. Será que terei que tirar um cert. digital da caixa?
    Alcione

  27. Não estou conseguindo acessar o Concetividade Social ICP, quano clico n link “Conectividade ICP” no site da CEF, abre uma janela com os certificados instalados na máquina, então seleciono um e clico em “OK” daí aparece o seguinte:

    O Internet Explorer não pode exibir a página da Web. Que faço? Já fazem vários dias que tento. Alguma configuração???

  28. Aracy,

    Como sua dúvida se refere a um erro específico, será necessário entrar em contato com a CAIXA, por meio do site ou pelo telefone 0800 726 0104, para solicitação de atendimento.

    Obrigado!

  29. Por favor estou com seguinte dúvida: Sou prestadora de serviços de psicologia em Clínica de Fisioterapia. Subloco pagando aluguel pela sala que uso mensalmente. Os recebimentos dos convênios são feitos via Pessoa Juridica e há desconto dos impostos. Gostaria de saber se o certificado tem alguma utilidade para quem subloca? o que compreendi é que o Cerficado foi uma obrigatoriedade do governo para com as empresas e não para profissionais liberais. Estou certa?

    Aguardo retorno e agradeço

    Rita Braga

  30. Rita Braga,

    Estamos levantando as informações e em breve entramos em contato.

    Obrigado!

  31. Rita Braga,

    Os Certificados Digitais possibilitam ao usuário transmitir dados junto aos principais órgãos públicos e/ou transmissão de dados através da Receita Federal, tais como, envio de DCTF, DIPJ, entre outros. No seu caso, não há a necessidade do uso do certificado, pois todos os transmites, se necessário, serão realizados pelo proprietário do imóvel.

    Obrigado!

  32. TEM EMPRESAS QUE JÁ POSSUEM O E-CNPJ, ALGUMAS TEM FUNCIONÁRIOS E OUTRAS NÃO, LUCRO PRESUMIDO E SIMPLES, PERGUNTO TODAS TEM QUE TER ALGUM TERMO PARA O CONECTIVIDADE SOCIAL?

  33. Serena,

    Na matéria do site Conectividade ICP, realizado pela CAIXA em conjunto com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), consta que o uso da Certificação Digital no padrão ICP-Brasil alcança a todos (empresas, escritórios contábeis, equiparados, autônomos e demais perfis) que contribuem com o FGTS ou se relacionam com a Previdência Social.

    Já com relação aos entes alcançados pela “Resolução nº. 94, que, dentre outros dispositivos, estabelece a não obrigatoriedade no uso do Certificado Digital ICP para as operações relativas ao recolhimento do FGTS, ao MEI, ME ou EPP, com até 10 empregados, OPTANTE pelo Simples Nacional, a CAIXA avaliou alternativas para atender às necessidades específicas dessas empresas e empregadores.

    Além da Certificação Digital no Padrão ICP-Brasil, utilizada para acesso ao canal Conectividade Social ICP, desenvolvido em plataforma web única, que não requer instalação ou atualização de versões e apresenta, em melhor grau, garantia de não-repúdio, integridade, autenticidade, validade jurídica e comodidade fica disponibilizada, somente para o MEI, ME e EPP, com até 10 empregados, OPTANTE pelo Simples, a emissão e utilização de certificados proprietário CAIXA – AR, que confere o acesso ao Conectividade Social AR. Para maiores orientações quanto à respectiva emissão, entrar em contato com qualquer agência da CAIXA.”

    Com isso, somente para esse público, a CAIXA continuará emitindo seu antigo certificado eletrônico.

    Obrigado!

  34. Odete Martins Neto on

    Não tenho certificado digital. Estou como inventariante do espolio do meu marido, entre os bens temos uma fazenda com 2 funcionarios.
    Quando fui fazer o certificado fui informada que preciso entrar com medida cautelar por que não tem nada especificado para inventariante.
    Como prosseder?

  35. Odete Martins Neto,

    Estamos levantando as informações e em breve entramos em contato.

    Obrigado!

  36. WANDERLEY DE OLIVEIRA on

    PARABÉNS,

    Explicações bastantes elucidadtivas. Ainda, a farei a minha certificação .

  37. Boa tarde

    Sou empregadora domestica com recolhimento de FGTS para minha empregada. Sou obrigada a fazer o certificado digital? Existe outra forma de utilizar o conectividade social para emissão de Extarto e comunicação de saída da empregada?
    Obrigada

  38. Celia,

    De acordo com a circular CAIXA Nº 582, de 27 de junho de 2012, as empresas com até 10 (dez) empregados podem utilizar o canal antigo até 30 de junho de 2013. Entretanto, depois desse prazo será necessária a aquisição do Certificado Digital ICP, pois só com ele é possível o aceso ao Conectividade Social ICP.

    Obrigado!

Deixe seu comentário