Calculadora financeira: Por que a HP12c ainda é a mais utilizada?

0

A calculadora é uma ferramenta importante na vida do profissional da Contabilidade.  A matemática financeira está presente em várias situações cotidianas, como no cálculo de juros de aplicações financeiras, pagamentos atrasados ou adiantados, descontos de títulos, financiamentos de moradia e automóveis, entre outros.

Realizar tais cálculos “de cabeça” seria extremamente complicado, e muito provavelmente impreciso, como costumava acontecer na escola quando fazíamos contas no papel. Para agilizar esses cálculos é comum – e recomendável – utilizar ferramentas capazes de operar certas situações matemáticas em fração de segundos, como a calculadora financeira.

A história

A primeira calculadora financeira foi a HP 22, lançada em 1975. Ao longo dos anos, foi evoluindo e tornando-se cada vez mais imprescindível. Em 1981, surgiu no mercado a calculadora financeira HP 12C, que é utilizada até os dias de hoje.

Por que é tão indispensável?

A HP 12C emprega uma lógica de cálculo incomum, a Notação Polonesa Reversa – RPN (na sigla em Inglês). Nela, primeiro digitam-se os números e, só depois, indica-se que operação deve ser feita com eles. Essa maneira de calcular evita o uso de parênteses e do sinal de igual.

Além disso, a calculadora introduziu o conceito de fluxo de caixa, utilizando sinais distintos para entrada e saída de recursos. Ela se comunica em código. Siglas como PSE (utilizada quando o programa for executado), BST (utilizada para voltar para a linha anterior) e SST (para seguir até a linha seguinte) identificam seus comandos.

Sucesso absoluto

A simplicidade da calculadora e a ausência de uma interface mais elaborada podem ser irritantes para quem vive na era dos gráficos 3D e da tela sensível ao toque. Mas os usuários experientes sentem-se confortáveis com o conjunto limitado de comandos e se negam a abandoná-la.

Após mais de três décadas, a calculadora HP 12C continua sendo a ferramenta mais vendida na história da empresa. No Brasil, ela custa cerca de R$ 200 e pode ser encontrada em mais de uma centena de lojas online, o que mostra que é, ainda, muito procurada.

Você ainda não tem um Certificado Digital Certisign? Compre ou renove conosco e tenha acesso ao Clube de Vantagens Certisign, uma vitrine de benefícios exclusivos aos clientes de Certificado Digital ICP-Brasil.

Compartilhe

Deixe seu comentário