Carreira: diferença entre auditoria e perícia contábil

0

Nem sempre escolher quais caminhos seguir na carreira é uma tarefa fácil, mesmo para quem já decidiu qual graduação cursar, como no caso dos estudantes de Ciências Contábeis. Mas “em qual segmento eu devo me especializar auditoria? Controladoria? contabilidade pública ou mesmo perícia contábil?” é uma pergunta feita frequentemente até mesmo para quem já está no mercado de trabalho. Entre as áreas mais procuradas estão a Auditoria e a Perícia.

Diferença entre Auditoria e Perícia contábil

A principal diferença entre as duas é que a auditoria trabalha com um processo de amostragem e a perícia é feita sobre um determinado ato, ligado ao patrimônio das entidades físicas ou jurídicas, buscando apresentar uma opinião através do laudo pericial.

Enquanto o perito contábil atua sobre um caso litigioso, envolvendo duas partes, o auditor desenvolve seu trabalho para uma entidade privada ou pública, que o contrata para apreciar e emitir parecer sobre controles internos ou demonstrações financeiras.

Se ainda está na dúvida, confira o comparativo entre os dois segmentos que o Clube do Contador traz para você:

Perícia Contábil

Auditoria

Vantagens

Você é seu próprio patrão.Boa remuneração.
Executada somente por pessoa física, profissional de nível universitário (CPC, art. 145).Pode ser executada tanto por pessoa física quanto por jurídica.
Sua análise é irrestrita e abrangente.Feita por amostragem. 
Horário de trabalho flexível.Suporte de uma equipe qualificada.
Demanda por profissionais qualificados no mercado de trabalho.Desafio de analisar as contas de grandes empresas.
As despesas de perícia fazem parte dos custos processuais, cabendo às partes do processo prover tais recursos.Possibilidade de trabalhar fora do país.
Pode-se trabalhar tanto para o juiz (perito) como para as partes (assistente técnico).Grande oferta de vagas no mercado de trabalho.
 Desafios
Nem sempre é fácil ser chamado pelo juiz.Carga de trabalho pesada, que pode gerar um grande número de horas extras e trabalho em casa.
Algumas vezes pode ser necessário trabalhar sem remuneração.Grande cobrança sobre o seu trabalho.
Os honorários podem demorar a ser pagos.Necessidade de atualização constante.
Grande responsabilidade, uma vez que lida-se com processos judiciais.É preciso ter o domínio de línguas estrangeiras.

Independente da escolha que você faça, esteja certo de uma coisa, “escolha um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia de sua vida” – Confúcio.

Gostaria de ver outra comparação? Conta pra gente.

Faça parte do nosso grupo de Contadores com descontos em Graduação e Pós para você e seus filhos. Cadastre-se agora no Clube do Contador Certisign, vantagens que irão te surpreender!

Compartilhe

Deixe seu comentário