Catfish e a Identidade na rede

0

Uma decepção amorosa no mundo digital levou Nev Schulman a fazer um filme intitulado “Catfish”. A gíria, em inglês, é usada justamente para denominar as pessoas que sofrem esse tipo de enganação na internet. Ao descobrir que aquela pessoa por quem se interessou em uma rede social, não se tratava da mulher que de fato conheceu, Nev viu que tinha se apaixonado por um perfil fake.

A trajetória dessa desilusão, além de filme, virou série para a MTV americana que acompanha relatos de pessoas que se apaixonaram por perfis falsos na web e apenas com um encontro cara a cara é descoberta a verdadeira face do (a) impostor (a).

Como a vida nem sempre se comporta como um seriado de tv, e os acontecimentos não seguem um script, não é tão fácil detectar quem está do outro lado da tela, se você não tem alguém te ajudando a investigar a autenticidade de mensagens e imagens compartilhadas na rede.
A troca de informações, pessoais e alheias, foge tanto do nosso controle que nem os artistas e celebridades têm escapado: fotos de cunho íntimo surgem a todo momento nas redes sociais, o que causa um grande alvoroço entre os fãs, mas muito constrangimento por parte das vítimas.

Fato é que ainda não temos como fazer um login seguro nas redes sociais, por meio de um Certificado Digital, por exemplo. E essa proteção ainda está atrelada aos cuidados que devemos tomar, como não trocar informações que comprometam a segurança de nossos dados e de nossa integridade pessoal.

Você ainda não sabe como o Certificado pode te ajudar em uma identificação segura na rede? Veja o vídeo abaixo:

Você ainda não tem um Certificado Digital Certisign? Compre conosco e tenha acesso ao Clube de Vantagens Certisign! São vários descontos especiais nas principais lojas virtuais. Saiba mais!

Fonte: Canaltech e Certisign

Compartilhe

Deixe seu comentário