Certificação digital: mudanças em 2012

2

Artigo de Willian Bergamo, gerente de consultoria da Certisign

Desde sua instituição, em 2001, a ICP-Brasil tem ganhado notoriedade. Hoje, conta com um volume mensal acima de 100 mil Certificados Digitais emitidos e um total que ultrapassa os 3 bilhões, segundo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). E isso se deve à disseminação do conhecimento sobre a tecnologia e a possibilidade do uso do Certificado Digital nos mais variados segmentos do mercado brasileiro, inclusive nas principais esferas de governo.

[…]

O Comitê Gestor da ICP-Brasil decidiu então seguir um movimento internacional, e atualizar os padrões de algoritmos criptográficos utilizados. E, por meio da Resolução 65, publicada em Junho de 2009, o Comitê Gestor da ICP-Brasil, aprovou a versão 2.0 do documento contendo os novos padrões e algoritmos criptográficos.

[…]

Quando for solicitar um novo Certificado Digital, se for o caso, o usuário deve também verificar se o hardware criptográfico, que é utilizado para a geração e o armazenamento da nova chave privada e do Certificado Digital, está em conformidade com o novo padrão criptográfico adotado pela ICP-Brasil. Alguns fabricantes de smartcards, por exemplo, já inserem uma identificação visual nos cartões para alertar sobre essa compatibilidade.

Por isso, avaliar a compatibilidade das diversas aplicações existentes para assinatura digital dos diversos documentos eletrônicos com esse novo padrão criptográfico é fundamental para garantir que nenhum processo de negócio seja interrompido inesperadamente.

Fonte: CIO – Uol

Compartilhe

2 Comentários

  1. Léa,

    O Certificado Digital ICP-Brasil é universal, permitindo sua utilização em inúmeros sites e aplicativos como a Receita Federal e também o Conectividade Social ICP.

    Obrigado!

Deixe seu comentário