Certificação Digital no combate a fraudes do seguro-desemprego

0

Recentemente, foi apresentada uma reportagem no Fantástico, da Rede Globo, sobre as fraudes envolvendo o seguro-desemprego. De acordo com a matéria, em 2014, os seguros-desemprego disponibilizados totalizaram quase R$33bi. Parte desse valor foi concedido, infelizmente, a trabalhadores fraudadores ou vítimas de quadrilhas especializada nesse tipo de golpe.

Ministério do Trabalho (MTE) está tomando medidas

Na mesma reportagem, o Ministério do Trabalho anunciou que há várias medidas em andamento para coibir fraudes no sistema. A expectativa é que estas ações, ainda em discussão no Congresso Nacional, gerem uma economia de R$9bi ao ano. Veja algumas.
– Biometria: somente o trabalhador poderá sacar o seguro desemprego. O acesso ao benefício será controlado por meio da biometria.
– Qualificação das tecnologias utilizadas.
– Priorização de quem passou mais tempo trabalhando no mesmo local. Nesse caso, a pessoa que pedir o seguro-desemprego, pela primeira vez, tem que ter trabalhado pelo menos um ano e meio com carteira assinada. Hoje, com seis meses, já dá para conseguir o benefício.

Certificado Digital será exigido aos empregadores

Como já noticiamos aqui, também para coibir fraudes entre outros objetivos, o Ministério do Trabalho lançou a plataforma digital Empregador Web para o requerimento de seguro-desemprego. O acesso é obrigatoriamente mediante o uso do Certificado Digital (http://www.certisign.com.br/certificado-digital) para garantir a autenticidade das informações enviadas.

O Empregador Web deverá ser utilizado obrigatoriamente a partir de abril. No entanto, a plataforma já está disponível às empresas que quiserem utilizá-lo. Os formulários impressos serão aceitos na rede de atendimento do MTE até o dia 31 de março.

Fonte: G1/Fantástico com informações Certisign

Fique atento (a) à validade do seu Certificado Digital, pois em abril ele será imprescindível para acessar o Empregador Web. É possível consultar a validade e mais informações em www.renoveseucertificado.com.br.

Relacionadas
 Certisign disponibiliza sistema para assinatura de documentos na web
 Ataques cibernéticos aumentaram 48% em 2014

Compartilhe

Deixe seu comentário