Certificação Digital será utilizada em registro de marcas on-line

0

A partir desse mês, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) disponibilizará um sistema on-line para a solicitação de registro de marcas: o novo e-Marcas 2.0. A novidade dessa versão está na adoção da Certificação Digital ICP-Brasil, garantindo assim a segurança e a autenticidade dos usuários.

O Certificado Digital não é uma novidade para o INPI, que já utiliza a ferramenta desde junho de 2005 em publicações como a Revista da Propriedade Industrial. “Este ano também usamos a certificação digital nos sistemas e-Patentes Parecer e e-Carta-Patente, que disponibilizam, respectivamente, pareceres sobre exames de patentes e o documento com a concessão do direito”, explica a divisão de Comunicação Integrada da entidade.

Segundo o setor, o crescimento da economia e a conscientização do público a respeito da importância do registro de marcas foram os fatores essenciais para a elevação das demandas do Instituto. “A simplificação do processo por meio do sistema eletrônico também contribui. O INPI deve receber cerca de 150 mil pedidos em 2011″. Ainda de acordo com a divisão, em 2012 a tecnologia dos Certificados Digitais ICP-Brasil deve ser incorporada em outros sistemas eletrônicos como os relacionados a patentes.

Saiba mais no site do INPI

Fonte: Blog O Direito e as Novas Tecnologias – Alexandre Atheniense

Compartilhe

Deixe seu comentário