Certificado digital auxilia produtor rural em emissão de nota fiscal eletrônica

0

Atualmente, apenas a agricultura familiar representa 36% de toda a riqueza produzida pelo campo. Mas, mesmo os pequenos produtores precisam emitir notas fiscais sobre as suas vendas. A forma desta emissão varia de estado para estado, mas, em geral, ela ainda não é eletrônica.

Dificuldades na implantação da NF-e

Por enquanto, a medida foi adotada por Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde o sistema começou a funcionar em 2 de janeiro de 2017. Com isso, os produtores rurais série especial do estado terão acesso às notas fiscais apenas pela internet. O intuito do governo é tornar a emissão mais moderna e levar agilidade para o trabalho do campo.

Banner-clube-do-contador

No Rio Grande do Sul, por exemplo, devido à dificuldade de acesso à internet em determinadas regiões da zona rural, a Secretaria da Fazenda decidiu prorrogar o prazo para o uso da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) em substituição ao talão de produtor, inicialmente prevista para acontecer na virada do mês de março.

Prazo para emissão de notas fiscais

Com a mudança, a data-limite foi postergada para o dia 1º de janeiro de 2019, com exceção dos produtores vinculados ao sistema integrado. Para estes casos, a adoção da NF-e está fixada em 1º de outubro deste ano.

Expectativa

O uso do Certificado Digital mudará a realidade dos produtores rurais em todo o País, pois é útil e ajuda aqueles que trabalham no campo a ter maior velocidade e precisão no preenchimento dos dados da nota fiscal.

O Certificado Digital, inclusive, poderá ser instalado no celular do produtor rural, ou seja, na sua mão, para ajudá-lo ao surgir a necessidade de emissão de notas com o mobileID.

A importância da contabilidade rural para os que trabalham no campo

As Ciências Contábeis são fundamentais para todas as atividades econômicas, inclusive para o produtor rural, uma vez que é através da informação contábil que os empresários podem planejar a tomada de decisões, contribuir para o controle de custos e resultados, obter informações e gestão estratégica dos seus negócios.

Sem a Contabilidade, é impossível estudar o patrimônio rural, formado por cabeças de animais, terras, tratores, maquinários, estoques de produtos agrícolas… Além disso, é o Contador quem analisa as obrigações trabalhistas, controla as transações financeiras e ainda auxilia as projeções de fluxos de caixa e necessidades de crédito.

Se o seu cliente ainda não tem um Certificado Digital, indique esse produto no Clube do Contador Certisign, além da comissão por indicação, o programa de relacionamento do Clube do Contador Certisign oferece prêmios todos os meses. Cadastre-se já.

Compartilhe

Deixe seu comentário