Certificado Digital com NIS e CEI: como proceder?

82

Para o uso do Conectividade Social ICP, o Certificado Digital de Pessoa Física (por exemplo, o e-CPF) precisa de alguns dados incluídos ou vinculados para ter acesso. Mas afinal, o que são essas siglas e qual a sua importância no canal da CAIXA? - NIS (Número de Identificação Social): Esse dado pode ser composto por um PIS (Programa de Integração Social) destinado ao setor privado ou por um PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor) para os funcionários e servidores públicos. Esses programas foram criados pelo governo para promover a integração do trabalhador, garantindo assim o direito ao Abono Salarial e Seguro-Desemprego. - CEI (Cadastro Específico do INSS): O CEI se destina para trabalhadores autônomos, empresas ou equiparadas que não sejam obrigados à inscrição no CNPJ, obra de construção civil, produtor rural contribuinte individual, segurado especial, consórcio de produtores rurais, titular de cartório e empregador doméstico.

Certificado Digital com NIS (PIS/PASEP)

O ideal é que na aquisição do Certificado Digital de Pessoa Física, o titular informe seu NIS. É por meio dessa informação que o canal Conectividade Social ICP reconhecerá aquele usuário como funcionário da empresa e permitirá que ele utilize o sistema em nome de seu empregador, através da procuração eletrônica.

Certificado Digital com CEI

Todas as empresas ou equiparadas, que não tenham a obrigatoriedade de inscrição no CNPJ, devem ter em seu Certificado Digital de Pessoa Física a informação do CEI. É por meio desse dado que o canal Conectividade Social ICP irá reconhecer o titular do documento como uma Pessoa Jurídica.

Certificado Digital para quem possui NIS e CEI

Se o usuário é empregador e também empregado de outra empresa, o dado a ser cadastrado depende do uso dentro do canal Conectividade Social ICP. Se essa Pessoa Física é responsável pela comunicação de FGTS dentro da empresa para a qual trabalha, seu Certificado Digital não deve conter o CEI e sim o NIS. Já, se essa Pessoa Física for acessar o Conectividade Social ICP em nome de sua própria empresa, é necessário o número do CEI em seu Certificado Digital, para que o sistema o reconheça como uma pessoa jurídica e assim ele possa recolher o FGTS de seus funcionários.

Vinculação dos dados

A inclusão do NIS é opcional, pois caso o cadastro do usuário conste na CAIXA, o próprio sistema já vincula os dados e libera o acesso. Lembrando que, para um funcionário utilizar o Conectividade Social ICP, ele precisa ter os poderes outorgados pelo Certificado Digital de Pessoa Jurídica daquela empresa. Para os empregadores Pessoa Física, a inclusão do CEI é obrigatória. De acordo com a CAIXA, apenas 2% dos funcionários responsáveis pelo uso do Conectividade Social ICP dentro da empresa, encontrarão dificuldades no acesso por não ter o cadastro no sistema, tendo assim como recurso a inclusão do PIS na aquisição do Certificado Digital. Fonte: CAIXA e Certisign Confira também na segunda parte do post, como proceder se seu Certificado Digital não tem as informações do NIS ou CEI.

Ainda não adquiriu seu Certificado Digital para o Conectividade Social ICP? Acesse agora nosso site, adquira seu Certificado Digital Certisign e conheça os benefícios desta tecnologia.

Compartilhe

82 Comentários

  1. Possou o e-cnpj para emissão da nota fiscal eletrônica posso utilizar o mesmo para Conectividade Social ICP?

  2. Junior,

    Sim, com o e-CNPJ em mãos é só acessar o portal do Conectividade Social ICP, se registrar e usar o canal para se comunicar com a CAIXA e com a Previdência Social.

    Obrigado!

  3. Possuo o cartão e CPF, e preciso registrar a minha empregada doméstica com recolhimento de FGTS, posso utilizar este mesmo cartão para acessar o portal do conectividade social para fazer todas as transações necessárias?

  4. Boa tarde, possuo um escritório de contabilidade, neste caso qual o procedimento, sendo que não sou pessoa juridica e sim fisica estabelecida. Tenho permissão do CRC para atuar na área com o meu CEI que é cadastrado pelo CRC o mesmo contem letras e números.

    Att Claudia Heski

  5. Por Favor
    Trabalho em um escritório de advocacia, onde temos empregados cadastrados com o CEI (que vamos passar para a nossa contadora, certo ?) Pois bem, minha dúvida é: O advogado (autônomo e aposentado) tem empregada doméstica registrada em CTPS, pago o INSS no carnêzinho normal (só isto) tenho que fazer um Certificado para isto, ou, já estará tudo resolvido com a contabilidade, porque ela é registrada pelo CPF dele, correto, e, não pelo CEI. E referente as Declarações do Imposto de Renda anual que também faço pela Advocacia, preciso ter um certificado para isto, ou só o que vou ter com a contadora do CEI, está bom ? Ou não tem nada haver, e, não preciso de nada disto ? Muito Obrigada pela atenção e aguardo o retono. Rose

  6. Rose,

    Se o empregador PF realiza o envio do GFIP e GRRF, é necessário que este tenha o certificado digital com o número do CEI cadastrado. Com relação à declaração do imposto de renda, poderá continuar ser realizada pela Advocacia.
    Caso você não tenha o CEI de pessoa física, acesse o link abaixo para se cadastrar e solicitar o número de cadastro específico do INSS.
    http://www2.dataprev.gov.br/ceiweb/index.view

    Obrigado!

  7. obrigado pelo exclarecimento, me ajudou muito, os meus clientes é necessaria que cada um emita uma procuracao p/mim ortugando direito de uso? qual o melhor certificado, A3, USUARIO ORTOGADO OU SUBSTABELECIDO?
    OBRIGADO

  8. Mariza Rosa,

    Sim, para usar o portal do Conectividade Social ICP em nome das empresas clientes, cada uma terá que acessar o site e conceder os poderes por meio de uma procuração eletrônica.

    Para saber mais sobre os modelos utilizados no portal, acesse: http://www.certisignexplica.com.br/conectividade-social-certificados-digitais-e-suas-funcionalidades/ e http://www.certisignexplica.com.br/acesso-a-conectividade-social-icp-com-certificado-digital-modelo-a1-ou-a3/

    Obrigado!

  9. SOU CONTADORA. TENHO UM E-CPF. SOU RESPONSÁVEL LEGAL EM UMA PESSOA JURIDICA COM EMPREGADOS E TENHO QUE RECEBER PROCURAÇÃO DOS MEUS CLIENTES. ACREDITO QUE INCLUINDO UM CEI POSSO RECEBER AS PROCURAÇÕES. E QUANTO À MINHA PESSOA JURÍDICA: POSSO REALIZAR AS FUNCIONALIDADES DA EMPRESA COM MEU E-CPF?

  10. Iracelma,

    Para acessar em nome da sua empresa, será necessário adquirir um Certificado Digital de Pessoa Jurídica. Da mesma forma que o CNPJ representa a empresa no meio real, é esse documento que vai representá-la no portal do Conectividade Social ICP.

    Após a emissão do certificado não é possível incluir nenhuma informação nele, logo para acrescentar seu CEI será necessário adquirir um novo Certificado Digital de Pessoa Física.

    Se você não possui funcionários vinculados a esse CEI, e a sua empresa em questão é o escritório contábil você pode adquirir um Certificado Digital de Pessoa Jurídica que vai permitir que você acesse os seus funcionários no canal e receba a outorga de poderes dos seus clientes.

    Obrigado!

  11. EMPREGADOR DOMESTICO PF COM RECOLHIMENTO DE FGTS
    QUAL TIPO DE CERTIFICADO O EMPREGADOR PF PRECISA TER, e-CPF ou e-CNPJ?

  12. Gabriel Fernandes,

    Para recolher o FGTS de seu funcionário será necessário adquirir um Certificado Digital de Pessoa Física (como o e-CPF ou o e-PF, por exemplo) cadastrando o seu CEI nele.

    O que você pode fazer é acessar o canal da CAIXA, se registrar e depois outorgar poderes para um escritório de contabilidade, isso minimizaria o número de acessos à internet.

    Obrigado!

  13. sou dentista e faço o recolhimento do FGTS e INSS pelo CEI, preciso comprar? essa cartão é individual ou pode ser coletivo?

  14. Michel,

    Se a empresa não é obrigada a se inscrever no CNPJ, o certo é adquirir um Certificado Digital de Pessoa Física com os dados do seu CEI cadastrados nele.

    O Certificado Digital é individual e deve ficar em posse de seu titular. Se outro funcionário da empresa for acessar em nome dela, é necessária a aquisição de um outro certificado de Pessoa Física com os dados do NIS (PIS/PASEP) do funcionário para que o canal permita a outorga de procuração eletrônica.

    Obrigado!

  15. Sou contadora pessoa fisica, possuo uma matricula CEI utilizada apenas para a antiga conectividade social. Já possuo a certificação digital de PF, até então utilizada apenas para transmissão de declarações da Receita Federal. Em minha certificação não consta meu NIT nem o CEI poderei utilizar este certificado para a conectividade social ICP?
    Tenho cliente inscrito na matricula CEI e no CNPJ que tipo de procuração devo utilizar?

  16. Samyra,

    Se a sua empresa é obrigada à inscrição no CNPJ, será necessário um Certificado Digital de Pessoa Jurídica.

    Já se você é autônoma, será necessário adquirir um novo certificado, incluindo sua matrícula CEI no momento da aquisição desse documento.

    Obrigado!

  17. Elisangela Lisboa on

    Sou secretaria da Central de Associações e já possuímos CNPJ e também o Certificado digital. Na Central prestamos serviços para outras associações que são associadas, fazemos todas as declarações pertinentes à uma associação sem fins lucrativos, porem não consigo fazer a GFIP e algumas constam pendências por que a mesma não foi declarada. Como as associações são sem fins lucrativos fico sem saber como fazer se não podemos pagar um contador para fazer isso. Eu sei todo o procedimento para realizar o envio uma vez que trabalho como auxiliar administrativo mas me falta o recurso para faze-lo. Me orientem por favor. Fico com pena pois as associações são do meio rural e pobres.

  18. A empresa que envia informações para a previdência social através da SEFIP, referente apenas aos contribuintes individuais (ex.: sócio com retirada pro-labore ou transportador autônomo), sem o recolhimento do FGTS, também esta obrigada a obter o Certificado Digital?

  19. Maria das Graças Mattos on

    Tenho clientes produtores rurais que emitem NF-e com o Certificado e-CNPJ A3.Para a Conectividade Social eles podem usar o mesmo certificado ou terão que adquirir um e-CPF?

  20. Maria das Graças Mattos,

    Se as informações transmitidas por meio do canal, forem referentes ao CNPJ que possui a certificação, não será necessária a aquisição de um novo certificado.

    Obrigado!

  21. Maria das Graças Mattos on

    Tenho cliente que adquiriu o certificado e-CNPJ A3 para a emissão da NF-e.Esse certificado está instalado em computador do sistema Windows Vista.Para acessar a Conectividade Social ICP,não conseguimos.Se formatar o computador para o sistema XP como farei com o certificado?

  22. TATIANE JUSTUS on

    A EMPRESA POSSUI UM E-CNPJ COM O NÚMERO DA MATRIZ E NELE CONSTA TODAS AS FILIAIS, NA HORA DE EMITIR A PROCURAÇÃO ELETRÔNICA PARA UMA PESSOA FÍSICA É POSSÍVEL EMITIR APENAS PARA O CNPJ DA FILIAL?

  23. BOM DIA. NO ESCRITÓRIO QUE TRABALHO, TEMOS UM CLIENTE QUE TEM VÁRIAS FAZENDAS E VÁRIOS CEI. TENHO QUE PEDIR UM CERTIFICADO PARA CADA CEI, OU CONSIGO VINCULAR TODOS EM UM SÓ?

  24. Débora,

    Não é possível cadastrar mais de uma matrícula CEI em um mesmo certificado. Nesse caso, é necessário adquirir Certificados Digitais de Pessoa Física para cada CEI do cliente.

    Obrigado!

  25. Maria das Graças Mattos,

    O certificado, por ser do tipo A3, está emitido na mídia. Ao formatar o computador, o certificado não será excluído, somente os drivers instalados para seu perfeito funcionamento. Solicitamos, que após a formatação de seu computador, acesso o nosso site, e realize a instalação dos drivers necessários para utilização do certificado digital.

    Obrigado!

  26. Juscelino,

    Na matéria http://www.conectividadeicp.org/faq-%E2%80%93-necessidade-do-certificado-digital/, do site Conectividade ICP, realizado pela CAIXA em conjunto com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), consta:
    “O uso da Certificação Digital no padrão ICP-Brasil alcança a todos (empresas, escritórios contábeis, equiparados, autônomos e demais perfis) que contribuem com o FGTS ou se relacionam com a Previdência Social. A partir de 01/01/2012, as transmissões de arquivo por meio do Conectividade Social deverão ser realizadas utilizando a Certificação Digital no padrão ICP Brasil, inclusive para aquelas empresas que só se relacionam com a Previdência Social ou com declaração de ausência de fato gerador”.

    Obrigado!

  27. Elisangela Lisboa,

    Na matéria http://www.conectividadeicp.org/faq-%E2%80%93-necessidade-do-certificado-digital/, do site Conectividade ICP, realizado pela CAIXA em conjunto com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), consta:
    “O uso da Certificação Digital no padrão ICP-Brasil alcança a todos (empresas, escritórios contábeis, equiparados, autônomos e demais perfis) que contribuem com o FGTS ou se relacionam com a Previdência Social. A partir de 01/01/2012, as transmissões de arquivo por meio do Conectividade Social deverão ser realizadas utilizando a Certificação Digital no padrão ICP Brasil, inclusive para aquelas empresas que só se relacionam com a Previdência Social ou com declaração de ausência de fato gerador”.

    Obrigado!

  28. Tenho uma empresa de representações e consultoria, não tenho funcionário, é preciso fazer e-CPF também ou só e- CNPJ

    GRATO.

  29. Idevaldo,

    Para acessar o Conectividade Social ICP, é necessário que o CNPJ tenha ao menos um Certificado Digital de Pessoa Jurídica (como o e-CNPJ, por exemplo).

    Obrigado!

  30. PEDRO HONORATO on

    Paguei algumas contribuições ao INSS indevidamente e tenho débito junto a Receita Federal, posso pedir compensação desse crédito com o débito e se solicitar essa compensação através do PERDECOMP preciso ter o certificado digital pessoa física ?

  31. Flavia Ciscato Thomaz on

    Para o caso de empresasque possuem cnpj e algumas CEI’s em seu nome deverão ter um certificado digitl para cada CEI?
    Obrigada

  32. Flavia Ciscato Thomaz,

    Se os funcionários registrados sob esse CEI possuem vínculo empregatício com a empresa, o acesso será por meio do Certificado Digital de Pessoa Jurídica. Caso contrário, será necessário adquirir vários Certificados Digitais de Pessoa Física e vincular neles as matrículas CEIs no momento da compra.

    Obrigado!

  33. Ricardo de Paula Borges on

    Olá, fiz o recolhimento do INSS pela empresa, mas os meses 10 e 11 de 2011 não aparecem na relação, a empresa precisa tirar o certificado digital para que isso possa ser concluido? ou não tem nenhuma relação com o que eu já recolhi?

    Obrigado

  34. Ricardo de Paula Borges,

    O Conectividade Social ICP não influencia os processos já feitos por meio do antigo Conectividade. Para esclarecer a sua dúvida, indicamos que você entre em contato com os canais de atendimento tecnológico da CAIXA, por meio do site http://www.caixa.gov.br ou pelo telefone 0800 726 0104.

    Obrigado!

  35. Vania,

    Para o acesso ao Conectividade Social ICP existem algumas regras no uso. Para que uma empresa acesse o canal, é necessário que o CNPJ tenha ao menos uma certificação de Pessoa Jurídica (e-CNPJ). Já se o escritório não é obrigado à inscrição no CNPJ, o o documento usado para o acesso será um Certificado Digital de Pessoa Física com a informação do CEI (e-CPF ou e-PF).

    Obrigado!

  36. Srs., sou pessoa física e empregadora doméstica.

    Combinei de pagar FGTS para a minha empregada. Ocorre que cadastrei o CEI como se EU FOSSE A EMPREGADA – believe it or not! – e agora tenho dois números CEI, um concedido pela minha empregada em meu nome e outro concedido por mim para a minha empregada.
    Assim:
    PAPEL 1:
    Contribuinte: MADAHLENA – dados cadastrais xyz … matrículas concedidas: número x – nome: MARIA MINHA EMPREGADA – início da atividade 27/10/2008

    PAPEL 2:
    Contribuinte: MARIA MINHA EMPREGADA – dados cadastrais xyz … matrículas concedidas: número x – nome: MADAHLENA (EU) – início da atividade 27/10/2008

    Sei que terei de ir à RF resolver o probleminha dos pagamentos feitos de modo errado, mas o que quero saber agora é:

    – qual é o número da MINHA MATRÍCULA CEI para que eu preencha dos dados para comprar um certificado digital?

    Obrigada!!!

  37. Madahlena,

    Seu e-CPF ou e-PF deverá ser vinculado (no momento da aquisição) a matrícula CEI que conste você como empregadora. Para verificar detalhadamente, entre em contato com a Receita Federal, por meio do site.

    Obrigado!

  38. Prezados,

    Fiz todas as contribuições de INSS de minha empregada doméstica, desde 1/03/2008 em um nº que constava em sua carteira de trabalho, parece que é NIS. O INSS cadastrou um NIt para ela. Como faço para que as contribuições feitas sejam reconhecidas para esse novo NIT?

  39. Rubia Silva,

    Como sua dúvida se refere a um caso específico, será necessário entrar em contato com a Previdência Social, por meio do site.

    Obrigado!

  40. DEBORA RODRIGUES on

    Olá,
    Tenho uma duvida na questao de aquisição do certificado digital.
    Tenho um cliente que é dentista, e nao possui CNPJ, apenas CEI. Ele tem uma funcionaria registrada com recolhimento de FGTS e INSS.
    Qual certificado deve adquirir, o E-CPF com a informação do CEI? , ou o E-CNPJ, com a informação do CEI?

    Obrigada

  41. Debora Rodrigues,

    Se essa funcionária está registrada sob o CEI, o certificado para o acesso desse cliente será um e-CPF ou e-PF contendo, obrigatoriamente, a informação do CEI.

    Obrigado!

  42. Tenho um cetificado digital Certinsing A1 e preciso formatar meu pc, o que fazer para mantê-lo sem prejudica-lo? Desde já agradeço o esclarecimento.

  43. Isabel,

    Antes de formatar o computador, será necessário criar a cópia de segurança do certificado. Para isso, solicitamos gentilmente que você entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira das 8:00 às 20:00 horas. (11) 34789444 / (0300) 789 2378.

    Obrigado!

  44. Boa Tarde,

    É o seguinte, meu chefe tem fazenda e fazemos a Sefip no nome da fazenda com o numero da CEI, ele já possui certificado digital e-cpf só que fica numa outra empresa dele que necessita também, gostaria de saber como vou fazer para conseguir fazer o da fazenda pq o certificado digital fica lá, pode-se emitir outro certificado e-cpf dele, como devo proceder? Não sei se deu pra entender. Obrigada!

  45. Fabiana,

    Primeiramente para prestar as informações referentes aos funcionários vinculados a essa fazenda, o Certificado Digital deve ter obrigatoriamente o número do CEI. Caso, o certificado não possua esse dado, será necessária uma nova aquisição.

    Já se o certificado possui esse dado, uma das alternativas é outorgar poderes para algum funcionário de sua empresa, que poderá acessar o canal em nome desse proprietário.

    Obrigado!

  46. Bom quero saber se quem fizer o certificado e-cpf tera acesso aos dados do cnpj, ? (ou ao contrario)

  47. Natali,

    O acesso do canal por parte das empresas será feito por meio de um e-CNPJ, já os autônomos ou empresas que não estejam obrigadas à inscrição no CNPJ, acessarão o portal com um e-CPF contendo, obrigatoriamente, a inscrição CEI.

    Já para os funcionários da empresa, existe a possibilidade de outorga por meio do e-CPF do funcionário. Esse utilizará o canal por meio de seu certificado e-CPF (com a inscrição do NIS – PIS/PASEP) e poderá acessar os dados vinculados ao CNPJ da empresa.

    Obrigado!

  48. Boa Tarde, tenho um a empresa e vou construir outra loja no municipio vizinho, quem tem que abrir a CEI a minha empresa ou a construtora contratada para realizar a obra. Obrigado!

  49. tenho uma empresa pessoa juridica Cnpj que possui um Cei de uma obra ( construção Civil) tendo como responsavel a empresa do cnpj. com o é feito o certificado digital neste caso? há um certificado especifico so pra obra como pessoa juridica ou tenho que vincular o cei ao cnpsj da empresa?

  50. Izes,

    De acordo com as informações veiculadas no Site Conectividade ICP, o Certificado Digital ICP-Brasil utilizado nesse acesso será um e-CNPJ:

    “Conforme disposto no Manual do SEFIP, capítulo IV item 4.2, no caso de obra cujo responsável pelo CEI é uma inscrição CNPJ (empresa), as informações para o FGTS e Previdência Social deverão ser prestadas pelo certificado do próprio CNPJ da Pessoa Jurídica, utilizando o Código de Recolhimento 155, informando no campo “Tomador” do SEFIP os dados referentes ao CEI da obra. Deverá ser realizada a certificação digital para a Pessoa Jurídica (certificado contendo o CNPJ da empresa) e, no ato da transmissão do arquivo, informar nos campos “responsável” e “empresa” o CNPJ da própria empresa e no campo “tomador” do SEFIP, informar a inscrição CEI da obra, não havendo vinculação para o sócio da empresa.”

    Obrigada!

  51. Bom dia ! Gostaria de saber se o cartão e-cpf que eu possuo, está cadastrado o número do CEI, pois quem o fez, nao tenho certeza se o cadastrou …
    Olha caso o CEI nao tenha sido cadastrado tem como eu ser outorgante do mesmo jeito e enviar o SEFIP/FGTS, aqui no escritório há dois cartões no mesmo CPF da contadora, e mesmo eu tendo vinculado procuração para o cartão e-CNPJ nao tenho a opção de “enviar mensagem”, quando eu acesso pelo cartão daqui do escritório o e-CNPJ.
    Por favor me ajuda, aguardo resposta

  52. Hudson F,

    Para solucionar sua dúvida, orientamos que você entre em contato com a CAIXA, por meio do telefone 0800 726 0104, para mais informações.

    Obrigado!

  53. CRISTINA ORTIZ on

    Meu cliente já tem o e-CPF em SP e cadastrou um CEI para ele, porem será Perito no Paraná e solicitaram um Certificado Digital . Poderá utilizar o mesmo Certificado ?Tem de vincular em algum lugar ? Como proceder? No aguardo de sua resposta.
    Att, CRISTINA

  54. preciso admitir um funcionario no meu sitio como pessoa fisica e ja tenho o nr do PIS, posso cadastrar um nr de CEI ou tendo o nr do PIS posso fazer os recolhimento do INSS e FGTS normal para ele ou ainda precisa da CEI?

  55. Zilma Lúcia,

    Para se comunicar com o FGTS referente a esse funcionário, será necessário o uso de um Certificado Digital ICP-Brasil de Pessoa Física com um número de CEI vinculado. Assim esse perfil será reconhecido como pessoa jurídica (empregador) pelo canal da CAIXA.

    Para mais informações, sugerimos que você entre em contato com a CAIXA, por meio do telefone 0800 726 0104.

    Obrigado!

  56. Cristina Ortiz,

    Se o tipo de certificado utilizado para esta necessidade for de Pessoa Física, poderá utilizar o mesmo certificado. Mas para confirmar, solicitamos que verifique qual o tipo de certificado solicitado para essa funcionalidade.

    Obrigado!

  57. Taciano Rego Galvão on

    Sou dentista e tenho uma atendente, pagava o FGTS no sistema antigo. Fiz um certificado digital ja registrado no computador e salvo. Não sei como proceder para fazer a guia de pagamento. Solicitei a um contador e ele fez de 2 meses atrasados e cobrou muito caro. Quero saber como devo proceder para que possa eu mesmo gerar a guia mensalmente.

  58. Boa Tade !!!

    No caso da empresa castrada no CNPJ e obtem diversas obras construção civil e as mesmas possuem seus cadastro no cei e para informação seria q teriamos q cadastrar estas obras em nome pessoa fisica para obter o Certicado e pq não no nome da empresa (pessoa juridica) como consta em projetos pis a Receita Federal não aceita alteração nos ceis ja cadastrado para pesoa fisica.
    Pois tenho certificado do CNPJ mas o mesmo nã serve para conta de fncionarios cadastrado em cei .
    Obrigada
    ???????

  59. Eliza Alarcao,

    Para solucionar sua dúvida, orientamos que você entre em contato com a CAIXA, por meio do telefone 0800 726 0104, para mais informações.

    Obrigado!

  60. Boa tarde! Tudo bem?

    Meu cliente me forneceu um CEI. A partir do número fornecido, consigo emitir NF pelo Emissor Gratuito de Nota Fiscal Eletrônica?

    Obrigado!

  61. Bom dia !

    Sou contabilista, autônoma e tenho o certificado A1 padrão ICP, consigo assim trabalhar com o conectividade ICP para meus clientes pessoas jurídicas.

  62. Tenho algumas dúvidas, estou verificando pendências de uma Ong e necessito do certificado digital, já fiz a solicitação e vou lá para levar os documentos, não cadastrei número de CEI. Quero saber se esse certificado pode alterar e colocar o número da CEI antes de confeccionar e se posso utilizar com procuração de PF e PJ. Sou contadora e quero um certificado que posso atender tanto a ONG como para providenciar encerramento de empresa ME.

  63. Certisign Explica on

    Sim, você pode inserir no número da CEI no momento da validação presencial (apresentação da documentação). A respeito da procuração, o Contador pode, sim, utilizar o Certificado Digital por meio de procuração realizada junto a Receita Federal, na qual o titular do Certificado pode restringir alguns acessos. Para o seu caso, conforme descreveu, indicamos o Certificado Digital e-PF, o qual o titular pode ter quantos Certificados desejar para o mesmo CPF e inserir em cada um número de CEI diferente.

  64. Boa Tarde.

    Tenho uma CEI, cadastrada somente para FGTS, porém estou concluindo a obra da minha casa e preciso de uma Nova CEI, só não consigo cadastrar uma nova e nem alterar a que tenho. Como devo proceder?
    No Site do eCAC, me informar que preciso de um Certificado Digital para alterar a CEI, caso eu obtenha esse Certificado, vou conseguir incluir minha Obra, nessa matrícula, ou terei que preceder com uma nova?
    Caso o Certificado resolva meu problema, qual seria o certificado correto para correção desse problema?

  65. Certisign Explica on

    Por gentileza, nos informe o seu contato para que a nossa equipe fale com você e esclareça as suas dúvidas.

  66. Olá bom dia,

    Na empresa em que trabalho temos a contabilidade interna, já possuímos o e-CNPJ, acessamos normalmente o conectividade ICP, porem temos um canteiro de obras (construção civil), ligada diretamente ao CNPJ, que existem vários funcionários registrados neste CEI (da obra), e não conseguimos visualizar os funcionários da obra com este certificado. Tentamos fazer uma procuração, não conseguimos. Qual o procedimento a ser feito?

  67. Certisign Explica on

    Olá, por favor, entre em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
    SAC: (11) 3478-9444 (SP) | 0300 789 2378 (Outros locais) | Atendimento: Seg a Sex das 8hs às 20hs (exceto feriados nacionais).

Deixe seu comentário