Certificado Digital como instrumento de gestão para as MEI´s

0

Quanto vale a segurança das informações de sua empresa? Cada vez mais os empresários estão dependentes de tecnologia, pois utilizam a internet e suas redes corporativas para conduzir negócios e facilitar a comunicação com os seus colaboradores, clientes, fornecedores e com o mercado em geral. De igual maneira os Microempreendedores Individuais-MEI´s devem ficar atentos quanto à utilização de mecanismos digitais que possam garantir a segurança de suas informações empresariais.

No atual cenário de tecnologia, as empresas de todos os portes precisam tomar cuidado com ataques cibernéticos, roubos de informações, violações de contratos e outros documentos fundamentais para o desenvolvimento do trabalho.

Desde 2008, as empresas brasileiras estão obrigadas a utilizar o Certificado Digital para enviar informações e documentos oficiais ao Fisco. Neste caso, apesar dos Microempreendedores Individuais não estarem formalmente obrigados a usarem o Certificado Digital, a ferramenta torna-se de fundamental importância para garantir a segurança das informações enviadas ao fisco e também das transações comercias, como: envio de propostas, participações de pregões eletrônicos, feitura de contratos, entrega de declarações e outros.

O profissional da Contabilidade, que é o responsável por fazer a primeira declaração do Imposto de Renda do MEI´S, tem papel fundamental de orientar o seu cliente a adquirir o Certificado Digital. Muitos profissionais liberais e microempreendedores já se utilizam do Certificado Digital em suas rotinas para evitar expor suas empresas a riscos não quantificados, incluindo acesso não autorizado a suas informações.

A Certificação Digital é essencial também para desburocratizar processos e simplificar procedimentos, reduzindo tempo e custo.

Você já indica a compra de Certificado Digital ao seu cliente Microeempreendedor? Acredita que a tecnologia, de fato, é benéfica? Comente aqui e compartilhe sua experiência com outros profissionais da Classe.

Relacionadas:

> Assinar digitalmente é um benefício para quem tem Certificado Digital
> Certificado Digital: Portal Empresa Simples garante benefícios

Compartilhe

Deixe seu comentário