Certificado Digital deve ser utilizado para o envio da RAIS

0

Já começou a temporada de entrega da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais e as empresas com a partir de 11 funcionários devem estar atentas ao modo obrigatório de envio. A transmissão da declaração deve ser feita a partir do uso do Certificado Digital Padrão ICP-Brasil até o dia até 20 de março deste ano.

As empresas que ainda não possuem o documento eletrônico devem solicitá-lo a uma Autoridade Certificadora (AC) habilitada a emiti-lo no padrão ICP-Brasil. Mas não é só isso. Como faz parte do processo de aquisição comparecer ao Ponto de Atendimento da AC para a apresentação da documentação obrigatória, é importante levar em consideração a capilaridade da Autoridade Certificadora na hora de comprar o Certificado.

A Certisign, que trouxe a Certificação Digital para o Brasil há 18 anos e, hoje, é a líder do segmento da América Latina, está habilitada a emitir no padrão ICP-Brasil e ainda oferece mais de 1.400 Pontos de Atendimento. Além disso, o solicitante tem a possibilidade de contratar o serviço de validação externa do Certificado Digital. Isso significa que a empresa vai até onde o cliente desejar para que seja realizada a apresentação da documentação e a emissão do Certificado. No site, é possível comprar o Certificado e solicitar este serviço: www.certisign.com.br

Outras aplicações do Certificado Digital

Quem tiver que adquirir o documento eletrônico para enviar a RAIS ou já tiver o Certificado, pode utilizá-lo em outras aplicações. “O Certificado Digital é um facilitador na rotina de pessoas físicas e jurídicas. São inúmeras as vantagens. Entre elas está a possibilidade de assinar digitalmente documentos eletrônicos. É rápido, prático e dispensa o uso do papel, a necessidade de deslocamentos para o envio do documento e custos com autenticações. Você resolve todo o processo com apenas alguns cliques no meio eletrônico”, explica Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign.

A empresa disponibiliza na internet uma cartilha sobre assinatura digital, que explica o conceito, os benefícios e como utilizar o Certificado para esta finalidade. Para baixar, basta acessar a seção Guias Gratuitos, do site da Certisign.

Compartilhe

Deixe seu comentário