Certificado Digital também tem data de validade

0

Assim como o RG e a Carteira Nacional de Habilitação – CNH entre outros documentos de identificação, o Certificado Digital, também tem data de validade, tanto aqueles adquiridos pelas pessoas físicas – e-CPF quanto os das empresas – e-CNPJ. Por isso é necessário renová-los periodicamente. Caso contrário, o usuário poderá enfrentar uma rotina bastante complicada.

Nos dias agitados de hoje é fácil esquecer datas importantes, inclusive a data de validade do Certificado Digital e isso causa uma série de transtornos. Por que esse documento eletrônico em mãos, você pode executar, de maneira muito mais rápida, simples, segura e sigilosa, várias operações corriqueiras do dia a dia, como fechar negócios, pagar contas, checar a situação bancária, emitir ou receber documentos, transmitir declarações aos fiscos das três esferas de poder, acessar ou disponibilizar informações sigilosas… Tudo de modo online, sem trânsito, sem filas, sem sair do escritório. Um sonho!

E, nestes momentos, o Contador pode ser um parceiro e aliado muito importante, ajudando o seu cliente no processo de renovação.  Algumas dicas do Clube do Contador Certisign são:

5 formas de lembrar a validade do certificado digital

Telefonar para cliente

Sempre que o Certificado Digital de seu cliente estiver próximo à data de validade, vale a pena dar uma ligadinha para ele, explicando sobre o vencimento e a importância da renovação;

Criar lembretes

É possível criar alertas acerca do vencimento no próprio Outlook Express ou ainda colocar post-its em sua mesa;

Enviar e-mail

Essa é outra forma de comunicação para avisar sobre a data de vencimento. Só que, neste caso, para não haver ruídos na comunicação, é sempre bom pedir confirmação do e-mail;

banner copa contador

Mensagem pelo WhatsApp

Outro ótimo recurso de alerta. Você manda uma mensagem do tipo “Olá, Fulano. Estou entrando em contato para informá-lo que a data de validade do seu Certificado Digital está próxima. Podemos marcar para falarmos sobre a renovação?”.

Planilha

O Excel, por exemplo, tem planilhas prontas que podem ser baixadas e utilizadas gratuitamente. Este recurso pode ser muito útil quando o assunto é facilitar o trabalho e economia de tempo.

E você, Contador, o que faz para avisar a seus clientes acerca do Certificado Digital? Comente e compartilhe conosco as suas ideias!

Você também pode gostar: Atenção MEIs: entrega da Dasn foi antecipada


Compartilhe

Deixe seu comentário