Certisign lança hoje “Portal de Assinaturas Eletrônicas”

0

A Certisign acaba de lançar um novo produto para seus clientes: o Portal de Assinaturas Eletrônicas”, uma plataforma de serviços em nuvem de assinaturas de documentos eletrônicos, por meio de certificados emitidos na hierarquia da ICP-Brasil, portanto com validade jurídica.

O objetivo principal do portal é consolidar o conceito de certificação digital no Brasil e expandir o uso dessa tecnologia no país. “Queremos que as empresas não guardem o certificado, mas estendam essa tecnologia para outras aplicações. Com o portal, pretendemos estimular a diversificação no uso do certificado digital, massificando a tecnologia entre pessoas físicas e empresas, encurtando o caminho de desenvolvimento de aplicações baseadas em certificação digital”, afirma Julio Cosentino, vice-presidente da Certisign.

O portal traz muitos benefícios, como a praticidade, e é um aliado aos projetos que buscam a sustentabilidade. Ele viabiliza a desmaterialização dos processos e a redução da emissão do CO², visto que evita a impressão de diversas vias em papel e deslocamentos para colher assinaturas e suas respectivas autenticações, por exemplo.

“Optamos nesse primeiro momento por apresentar recursos úteis, de forma prática e simples: assinar documentos eletrônicos de forma organizada. Já temos dezenas de outras funcionalidades previstas, mas entendemos que os usuários precisam ter primeiro a percepção de como é simples assinar seus documentos eletrônicos com validade jurídica e, aos poucos, mostraremos outras funcionalidades. Paralelamente a esta versão para usuários já entregamos alguns portais exclusivos para grandes organizações e estamos finalizando outros nos setores de seguro, indústria, construção civil, financeiro e também para uma instituição pública”, esclarece Maria Teresa Aarão, gerente de desenvolvimento de novos produtos da Certisign.

O preço do serviço é R$ 10,80 por documento eletrônico, independentemente da quantidade de assinaturas, páginas ou de originais que serão distribuídos. A Certisign não cobrará pelo serviço durante dois meses.  “Quem se cadastrar no portal nos primeiros meses, receberá gratuitamente créditos para assinatura de 10 documentos eletrônicos e se for preciso daremos mais créditos aos usuários que solicitarem. Nosso objetivo é levar os titulares dos certificados digitais à experimentação”, afirma Regina Tupinambá. E ressalta que os certificados de todas as Autoridades Certificadoras da ICP Brasil serão interoperáveis com o Portal de Assinaturas.

Compartilhe

Deixe seu comentário