Certisign lança serviço de assinatura eletrônica

0

Modalidade pode ser utilizada para formalizar transações, sem papel e caneta, e tem valor legal. A Certisign, empresa líder em Certificação Digital na América Latina e especialista em Identificação Digital, lança ao mercado o serviço de assinatura eletrônica, modalidade que viabiliza a formalização de transações no meio digital, sem caneta e papel, mas com validade legal.

Maria Teresa Aarão

Maria Tereza Aarão é Diretora de Inovação em Produtos e Mercados da Certisign

Somos especialista em identificação digital e, por isso, ampliamos o nosso portfólio de serviços ofertando mais essa possibilidade aos nossos clientes e futuros clientes“, explica Maria Teresa Aarão, diretora de Inovação em Produtos e Mercados da Certisign.

Diferença entre Assinatura Digital e Eletrônica

A assinatura eletrônica é gerada a partir da grafia de uma assinatura na tela de um dispositivo (computador, celular e tablet) e tem eficácia probatória de acordo com as evidências colhidas, como a geolocalização, voz, imagem, entre outros critérios. Segundo Maria Teresa, ela é indicada para formalizar contratos com baixo risco financeiro e de curto prazo.

Já a assinatura Digital é gerada a partir do uso do Certificado Digital ICP-Brasil e tem valor jurídico assegurado pela legislação brasileira – Medida Provisória 2200-2. Indicada para formalizar contratos de alto risco financeiro e de longo prazo.

banner-campanha-institucional-2

Como a assinatura pode ser feita?

O novo serviço está disponível em duas modalidades: por meio do portal de assinaturas, onde o cliente pode submeter o arquivo e realizar a transação, ou via API (Application Programming Interface), indicado para empresas que desejam integrar a tecnologia em seus sistemas.

Benefícios da Tecnologia

A assinatura eletrônica permite migrar processos realizados no meio físico para o digital, como o de assinatura de recibos de entrega, aceite de propostas, contratos de serviços e financiamentos, entre outros.

“Todo documento que implique o consentimento e que formalize uma situação a qual já tenha sido registrada por sistema, telefone, SMS, e-mail, ou qualquer outro meio eletrônico, pode ser assinado eletronicamente. Como consequência, há redução de custos e melhora a eficiência operacional, pois não é preciso imprimir vias e mais vias de papel, transportar documentos, ter espaço para o armazenamento físico, entre outros”.

Economize tempo e recursos com a tecnologia de assinatura digital. Crie, assine, transmita e armazene documentos no Portal de Assinaturas. Experimente gratuitamente.

Compartilhe

Deixe seu comentário